Devolver a visão é mais do que tratar os olhos é devolver autonomia, dignidade e a chance de viver com mais liberdade. Neste sábado (26/07), começaram as primeiras cirurgias do mutirão de catarata em Uruguaiana, com 48 procedimentos realizados no Hospital Santa Casa de Caridade. A ação marca o início de uma grande ação de cuidado com a saúde visual de quem esperava há muito tempo por essa oportunidade.
Organizado com carinho e responsabilidade pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão seguirá nos próximos dias com uma programação intensa: serão 20 cirurgias nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho; mais 40 no dia 1º de agosto; 30 no sábado, 2 de agosto; outras 40 nos dias 4 e 5 de agosto; e mais 30 no dia 6. Os dias e as cirurgias podem ser manejados conforme o andamento dos procedimentos e dos pacientes, aue são sempre avaliados antes de entrarem na sala operatória. Todas as cirurgias são realizadas por uma equipe especializada de oftalmologistas do Rio de Janeiro, em parceria com a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
“Cada cirurgia representa mais do que um procedimento. Representa o cuidado com a dignidade de quem precisa voltar a enxergar com nitidez e segurança para retomar sua rotina com mais independência”, destaca o prefeito Carlos Delgado. “Essa ação é um exemplo de como o investimento certo em saúde transforma realidades, aproxima a gestão das pessoas e diminui as filas de espera.”
A organização do atendimento ficou sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, que garantiu que os pacientes selecionados já tivessem passado por todos os exames e avaliações oftalmológicas. As prioridades foram definidas com base na urgência médica, atendendo primeiro os casos mais severos de limitação visual.
A técnica usada é a facectomia, um procedimento moderno, rápido e seguro. Feito com anestesia local, ele permite a remoção do cristalino opaco e a implantação de uma lente intraocular, restaurando a nitidez da visão com excelente recuperação.
O mutirão só foi possível graças à destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares do Deputado Federal Covatti Filho, recurso que está sendo investido diretamente na saúde da população. Além das cirurgias, o valor também está sendo utilizado na compra de insumos essenciais para fortalecer a rede pública de saúde.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU