A Prefeitura de Uruguaiana, tem mantido um trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e na valorização do produtor rural. Desde 2017, com a criação da Diretoria de Agricultura, o município tem desenvolvido políticas e ações que garantem apoio direto aos pequenos, médios e grandes produtores. Diariamente, esses trabalhadores enfrentam sol, chuva e desafios para garantir o alimento que chega à nossa mesa. E o cuidado da Prefeitura é justamente esse: estar ao lado deles, desde da preparação do solo até a colheita.
Segundo o prefeito Carlos Delgado, “O produtor rural é quem nos alimenta, é quem gira a economia e faz a nossa cidade crescer. Nosso papel é garantir que ele tenha, através da prefeitura, um parceiro para auxiliar e apoiar em seu crescimento. Estamos ao lado do produtor, com serviços reais que transformam a vida no campo."
Esse compromisso se traduz em serviços importantes como a Patrulha Agrícola, que atende em média 160 produtores por ano com apoio em maquinário e infraestrutura; o Registro de Marcas e Sinais, que organiza e protege o rebanho com cerca de 60 atendimentos anuais; o Serviço de Inspeção Municipal, que garante a qualidade dos alimentos com mais de 900 vistorias por ano; e a Feira da Comunidade, com 158 feirantes cadastrados que movimentam a economia local e oferecem produtos frescos diretamente ao consumidor. Tudo isso pensando em auxiliar quem faz a economia andar e leva o alimento, produtos e insumos para as pessoas.
Para o Supervisor de Agricultura e Pecuária, Thiago Dávila, o trabalho da prefeitura tem feito diferença na base do setor: “Nosso foco é o atendimento direto e contínuo ao produtor. A Patrulha Agrícola, por exemplo, tem reduzido o custo da lavoura e garantido que os pequenos agricultores tenham acesso a um preparo de solo de qualidade. O SIM tem levado mais segurança ao consumidor e mais credibilidade ao produtor. A gente sabe que quem está no campo não pode parar, e por isso a Prefeitura não para de estar junto."
A Diretoria de Agricultura também mantém parcerias importantes, como com a Emater, que atende mais de 600 famílias por ano com orientação técnica. Através de iniciativas em conjunto com o Senar, Sebrae e Senac garantem ações de capacitação e acesso ao conhecimento. Além disso, a cidade é referência estadual na produção de arroz irrigado e destaque em culturas como pecuária de corte, citricultura e hortaliças, essas últimas, principais fontes de renda para pequenos agricultores.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU