Foi concluída no último sábado (16/8), a obra de instalação de duas travessias elevadas na BR-472 próximas ao acesso ao loteamento Olavo Rodrigues. A ação visa ampliar a segurança dos pedestres na localidade. A colocação das lombadas na via federal foi realizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) após solicitações por parte da Prefeitura de Uruguaiana.
O trabalho foi iniciado na última quinta-feira (14/8) com duas elevações que ficam localizadas a cerca de 10 metros da entrada da Rua das Peras, que dá acesso ao conjunto. No último sábado, a equipe realizou a sinalização com a pintura das faixas de pedestres. Nos próximos dias o DNIT vai instalar tachões na camada de asfalto da área.
“É uma ação importante que vai qualificar a segurança da travessia dos pedestres que moram e frequentam o conjunto Olavo Rodrigues. A entrega do condomínio gerou mudanças no fluxo da região, e uma delas é o de pessoas que transitam. Mesmo com essa qualificação, é importante que os motoristas também tenham prudência na hora de trafegar”, salienta o prefeito Carlos Delgado.
O loteamento Olavo Rodrigues foi entregue no último mês de maio em Uruguaiana. São 441 casas com um público total de cerca de 1,7 mil pessoas. A manutenção da sinalização era uma demanda por parte dos moradores.
“A ação foi necessária pelo grande fluxo de veículos e pedestres oriundo do Loteamento Olavo Rodrigues. Colocamos uma sinalização que alerta para cruzamento perigoso e travessia de pedestres e força a redução da velocidade”, explica o engenheiro e analista do DNIT, Pablo May.
O Governo Federal prevê futuramente ampliar a segurança da região com a instalação de uma rótula na entrada do loteamento. De acordo com informações preliminares, a ação seria inclusa no cronograma da obra de recapeamento da BR-472. Um processo de licitação que está em andamento.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU