Nesta terça-feira (19/08), Uruguaiana dará mais um passo importante na atenção à saúde da mulher. Enfermeiros e médicos participarão de um treinamento no Senac Uruguaiana, em dois turnos: das 8h30 às 12h para enfermeiros, e das 14h30 às 17h para médicos. O objetivo é capacitar os profissionais dos setores especializados para a inserção do Implanon, um moderno método contraceptivo subdérmico.
A iniciativa busca fortalecer estratégias de prevenção à gravidez não planejada, garantindo maior autonomia reprodutiva para as mulheres, além de contribuir para a redução da mortalidade materna e neonatal. O Implanon apresenta várias vantagens, como: fácil inserção, durabilidade de até três anos, eficácia de 99%, reversibilidade e comodidade no uso, sendo reconhecido internacionalmente como um dos métodos mais eficazes e seguros disponíveis.
“Os métodos contraceptivos são aliados indispensáveis para garantir que cada mulher tenha o direito de decidir sobre seu próprio corpo e seu futuro. Ampliar o acesso a opções seguras, eficazes e de longa duração, como o Implanon, significa oferecer dignidade e reduz riscos de complicações na gestação e também fortalece o nosso sistema de saúde pública.” Destacou o prefeito Carlos Delgado.
Uruguaiana registra um número considerável de mulheres multíparas, além de gestantes de alto risco, mulheres com diversas patologias e usuárias de drogas que encontram barreiras no acesso ao planejamento reprodutivo. Nessas situações, a implementação do Implanon representa também um impacto positivo para o sistema público de saúde, reduzindo gastos decorrentes de complicações, violência e morbimortalidade.
“O treinamento contempla desde a padronização do procedimento de inserção e remoção do Implanon até a abordagem dos critérios médicos de elegibilidade e manejo de possíveis efeitos adversos. A qualificação dos profissionais assegura que o método seja oferecido de forma segura e eficaz, ampliando o leque de estratégias de planejamento reprodutivo disponíveis no município”, afirmou a secretária de saúde Dra Ane Barreto.
Para garantir a qualidade no atendimento, Uruguaiana já conta com um Procedimento Operacional Padrão (POP), inspirado no projeto do Implanon, que normatiza a inserção e a remoção do contraceptivo. Durante o treinamento, além da parte teórica, serão realizadas práticas no setor de Saúde da Mulher. A capacitação ocorre em parceria com a ONG Organon, que contribui para o fortalecimento da iniciativa.
PRIMEIRA INSERÇÃO DO IMPLANON EM URUGUAIANA
No dia 27/05, foi realizada na Estratégia de Saúde da Família 22 (ESF 22), no bairro Cabo Luiz Quevedo, a primeira aplicação do Implanon no município. A paciente foi uma mulher de 32 anos, com histórico de duas cesarianas de risco em decorrência de hipertensão e pré-eclâmpsia.
Fruto da articulação entre as equipes da Saúde da Mulher, da Assistência Farmacêutica e da Atenção Primária, o projeto prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social, como adolescentes com histórico de gestações, mulheres vivendo com HIV, em situação de rua, dependentes químicas, entre outros perfis acompanhados por serviços como o Consultório na Rua, CAPS AD e Saúde Mental.
Essa primeira fase do programa contemplará 200 mulheres, graças à destinação de R$ 100 mil viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gomes, atual secretário estadual de Habitação, com propositura da vereadora Marcia Pedrazzi Fumagalli. A iniciativa posiciona Uruguaiana como referência regional na implementação de políticas públicas voltadas à saúde reprodutiva.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU