Em um mundo onde a próxima tendência nasce mais rápido do que consegue-se atualizar o celular, o futuro não espera, e em Uruguaiana ele começa nesta terça-feira, 19/8, no 5º Ideathon – Maratona de Ideias e Inovação. O encontro vai das 9h às 18h, no Clube Comercial, reunindo jovens talentos para transformar problemas reais em soluções criativas com o tempero do empreendedorismo e a energia da inovação.
Promovido pela Prefeitura de Uruguaiana, Sebrae e InovaMun, o evento chega em formato pocket do Ideathon Jovem RS para apresentar o programa Jovem RS: Conectado no Futuro. A missão é despertar nos estudantes o protagonismo que empreende, conecta e resolve.
“Uma boa ideia pode nascer em qualquer lugar, mas precisa de espaço para crescer. O Ideathon é esse espaço onde os jovens pensam diferente, ousam criar e mostram que Uruguaiana tem talento para transformar futuro em presente.” Destacou o prefeito Carlos Delgado.
E pode esquecer aquele clima de sala de aula com prova no final. Aqui é maratona raiz onde cada equipe sorteia um tema, sendo eles Saúde, Educação, Agronegócio, Turismo, Comércio ou Comércio Exterior e encara um problema real. Depois disso, é suor criativo: propor soluções, montar um pitch de arrepiar e convencer a banca de que aquela ideia pode transformar o jogo.
“Cada eixo trabalhado no Ideathon é pensado de forma estratégica para que as soluções propostas tenham potencial de impacto direto nos setores mais relevantes da nossa economia. É um processo de inovação alinhado às demandas do ecossistema local.” Afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Luiz Menezes.
Durante o dia, a energia não falta, pois são mentorias especializadas, apoio técnico, café da manhã, almoço e café da tarde garantidos. No final, além da experiência, tem premiação em dinheiro, bolsas de estudo e a chance de brilhar em palcos ainda maiores, como o Seminário de Inovação e Empreendedorismo de Uruguaiana.
A engrenagem técnica fica sob comando do InovaMun, que respira inovação e acredita que cada jovem participante carrega em si uma semente de transformação. Como reforço a essa ideia vem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, onde traz o papel do município como terreno fértil para essas ideias crescerem e virarem impacto real.
Mais do que um desafio, o Ideathon é palco de liberdade criativa e escuta ativa. É onde estudantes descobrem que suas ideias valem, que seus sonhos podem virar soluções e que nunca é cedo demais para empreender com propósito.
E aí, preparado para assistir ao próximo pitch que pode mudar a forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos? Bora testemunhar grandes mentes realizando grandes feitos.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU