A Prefeitura de Uruguaiana e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil realizaram a remoção de uma árvore caída no bairro União das Vilas na manhã desta terça-feira (19/8). A estrutura atingiu parte do telhado de uma residência. Não houve pessoas feridas. O trabalho teve a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Além do corte e remoção da árvore, os moradores também receberam lonas por parte da Defesa Civil. Até o momento, esta foi a única ocorrência registrada pela Defesa Civil desde o início das chuvas em Uruguaiana, ainda na segunda-feira (18/8).
Alerta
A chuva nesta terça-feira em Uruguaiana foi de cerca de 25mm até o momento. Além da precipitação, também houve ventos intensos durante a manhã. De acordo com o serviço meteorológico YR, a previsão é de mais 7,2mm ainda nesta terça-feira.
O Centro de Operações da Defesa Civil Estadual emitiu, nesta segunda-feira, alerta amarelo para Uruguaiana e região. O aviso tem vigência até 1h desta quarta-feira (20/8). O boletim informa, para a Região Oeste do estado, a chance de ocorrência de chuvas volumosas, ventos intensos, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Próximos dias
Segundo o serviço YR, o prognóstico do volume de chuvas para Uruguaiana nos próximos dias teve queda na última atualização emitida pelo órgão. Na quarta-feira, a previsão é de 3,8mm; na quinta-feira (21/8), 6,3mm; na sexta-feira (22/8), 23mm; e no sábado (23/8), 0,7mm.
Recomendações
Em caso de ser surpreendido por tempo severo, a recomendação é buscar abrigo em lugar seguro. Retirar da tomada eletroeletrônicos e colocar animais em locais seguros também são orientações importantes.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, contate os seguintes números: 190 (Brigada Militar); 193 (Bombeiros); (55) 3411-5566 (Romu); (55) 99641-6806 (Defesa Civil); (55) 3911-3025 (Secretaria Municipal de Infraestrutura). As corporações e unidades monitoram a situação e estão de prontidão para atuar em caso de necessidade.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU