Uma ação coordenada entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal e Guarda Municipal resultou, nesta segunda-feira (13/10), na prisão de uma mulher por maus-tratos a um cão sob sua responsabilidade.
Após denúncias, as equipes foram até a residência indicada, onde encontraram o animal em estado crítico. O cão apresentava grande infestação de parasitas, estava visivelmente magro, debilitado e com claros sinais de negligência.
A cuidadora não se encontrava no local no momento da vistoria. As equipes, então, localizaram-na em seu local de trabalho e a conduziram até a residência para verificar a situação. Diante das evidências, ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde foi presa em flagrante, sendo realizados os trâmites legais cabíveis.
O animal foi imediatamente resgatado e recebeu atendimento veterinário, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. No atendimento clínico, foi constatado que o cão estava em fase terminal de Cinomose e já não apresentava mais reflexos. Mesmo após inúmeras tentativas dos profissionais da clínica veterinária, o animal não resistiu.
A Prefeitura de Uruguaiana condena qualquer tipo de agressão ou violência e reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar dos animais, lembrando que maus-tratos configuram crime e podem ser denunciados de forma anônima pelos canais oficiais do município, pelo telefone (55) 3911-3027.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU