Nesta semana, duas prisões por maus-tratos foram realizadas em ações coordenadas da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMAS), em conjunto com a Polícia Ambiental (PATRAM) e a Polícia Civil.
Após denúncias, as equipes foram até as residências indicadas, onde constataram situações de maus-tratos a dois cães. A primeira prisão ocorreu na segunda-feira (10/11) e a segunda na quarta-feira (12/11).
No primeiro caso, o cão apresentava grande infestação de parasitas, estava visivelmente magro, debilitado e com uma ferida profunda. O animal foi resgatado e encaminhado à Clínica Veterinária Municipal, onde recebeu cuidados primários da equipe técnica da SEMAS. Posteriormente o animal foi encaminhado à uma clínica particular, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
O segundo cão, resgatado na quarta-feira, também apresentava sinais de negligência, magreza extrema e infestação por pulgas e carrapatos. Após atendimento na clínica, foi encaminhado ao Abrigo Municipal de Cães, onde permanece sob observação.
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal mantém um trabalho permanente de fiscalização e resposta rápida às denúncias de maus-tratos. Somente nos últimos 30 dias, três pessoas foram presas por esse tipo de crime no município — o que reforça o compromisso da Prefeitura com a proteção dos animais e o cumprimento da legislação.
A população pode colaborar denunciando casos de maus-tratos à SEMAS, pelos canais oficiais do município através do fone (55) 39113027. As denúncias são fundamentais para que as equipes possam atuar com agilidade e garantir a segurança e o bem-estar dos animais em Uruguaiana.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU