A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Educação (Semed), juntamente com a 10° Coordenadoria Regional de Educação (10° CRE), promove nesta segunda-feira, 17 de novembro, a Mostra Pedagógica da Semana Afro 2025, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O evento é aberto ao público e todos estão convidados a prestigiar.
A ação integra a programação da Semana Afro 2025, organizada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir), e tem como tema “Raízes que Contam Nossa História: da Ancestralidade à Cidadania”, construída em conjunto com escolas da Rede Estadual de Ensino.
A iniciativa reforça o compromisso da Rede Municipal com políticas educacionais antirracistas e com o cumprimento da Lei nº 10.639/03, em consonância com a Resolução CME nº 001/2021, destacando o ensino da história e cultura afro-brasileira como fundamento para a construção de uma sociedade mais justa, plural e igualitária.
“Esse é um momento de valorização da identidade, da ancestralidade e do pertencimento. Quando a escola abre espaço para que cada estudante reconheça sua história e sua força, contribuímos para a formação de cidadãos conscientes, orgulhosos de quem são e preparados para transformar o mundo”, disse Dirce Gracioso Soares, secretária municipal de Educação.
A Mostra será um momento de apresentação e socialização das experiências e projetos desenvolvidos nas escolas ao longo do ano letivo, valorizando a identidade negra, a ancestralidade e ações pedagógicas de enfrentamento ao racismo.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU