A Prefeitura de Uruguaiana realiza, nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, uma Aula Prática de Defesa Pessoal para mulheres, com o objetivo de orientar e preparar para situações de risco do dia a dia. A ação é promovida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência da Mulher (CRAM), em parceria com o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChq) por meio do Projeto Social Jiu-jitsu para Todos.
A atividade é totalmente gratuita e conta com 40 vagas, das quais 30 já estão preenchidas, reforçando o interesse das mulheres pela iniciativa. As inscrições devem ser feitas diretamente no CRAM, localizado na Rua Dr. Maia, nº 3112, no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“O cuidado com as mulheres também passa pela informação e pela prevenção. Essa aula é uma forma de oferecer mais segurança e orientação, para que elas saibam como agir em situações de risco”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Durante a aula, as participantes aprenderão técnicas simples e práticas de defesa pessoal, que podem ser utilizadas em situações de emergência, contribuindo para a prevenção da violência e o fortalecimento da autoconfiança das mulheres.
“Queremos que as mulheres se sintam mais seguras, confiantes e acolhidas. Ensinar técnicas de defesa pessoal é também uma forma de fortalecer a autonomia e o cuidado com cada mulher que participa”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, professora Joana Grecco.
Importante ressaltar que o cadastramento para as novas turmas semanais de fevereiro de 2026 já está sendo feito no CRAM.
A Prefeitura segue desenvolvendo ações voltadas à proteção, orientação e fortalecimento das mulheres, promovendo iniciativas que unem informação, prevenção e cuidado.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU