Na manhã desta sexta-feira, mulheres de diferentes idades participaram de um Aulão de Defesa Pessoal realizado na Concha Acústica, em Uruguaiana. A atividade reuniu diversas participantes interessadas em aprender como agir em situações de risco do dia a dia e foi promovida pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência da Mulher (CRAM), em parceria com o 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChq) por meio do Projeto Jiu-jitsu para Todos.
Durante o aulão, as mulheres aprenderam técnicas simples e práticas, como defesa contra puxão de cabelo frontal, pegadas pela frente e pelas costas, além de defesa contra estrangulamento frontal. As orientações foram passadas de forma clara e acessível, pensando em situações reais, fortalecendo a segurança e a confiança das participantes.
“Cuidar das mulheres também é ensinar, orientar e prevenir. Essa ação é uma forma de oferecer mais segurança e mostrar que elas não estão sozinhas”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Além do aprendizado, o momento foi marcado por um clima leve e acolhedor. A DJ Mamacita animou o ambiente, tornando a manhã ainda mais especial e promovendo integração entre as participantes.
“Mais do que aprender técnicas, esse aulão fortalece a autonomia das mulheres e mostra o quanto é importante criar espaços de cuidado e apoio”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, professora Joana Grecco.
A Prefeitura de Uruguaiana segue desenvolvendo ações voltadas à proteção, orientação e fortalecimento das mulheres, levando informação, prevenção e cuidado para toda a cidade.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU