A Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, a Sala de Vacina do posto Central (Postão) terá um horário especial de atendimento. Durante esse período, o serviço funcionará das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
A mudança amplia o tempo de atendimento e facilita o acesso de quem precisa colocar a vacinação em dia, seja por rotina, por exigência escolar ou por cuidado com a própria saúde e da família.
No local estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico e também será possível solicitar o atestado de conformidade vacinal, documento exigido para matrícula escolar. Para isso, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.
Entre os destaques, estão as vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, indicadas para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, uma forma importante de proteger o bebê desde os primeiros meses de vida.
A Secretaria de Saúde também chama atenção para a baixa cobertura da vacina contra a covid-19 no município. Em 2025, a cobertura em crianças menores de 2 anos foi de apenas 2,04% em Uruguaiana. No mesmo ano, foram registrados 122 casos de covid-19 e dois óbitos. Já em 2026, até o momento, quatro casos foram confirmados.
Na Sala de Vacina Central estão disponíveis vacinas contra a covid-19 para crianças a partir de 6 meses de idade e também para adultos dos grupos prioritários.
Para receber a vacina, é preciso apresentar a caderneta de vacinação, o Cartão do SUS ou o CPF. Já para a emissão do atestado de conformidade vacinal, a caderneta é obrigatória.
Manter a vacinação em dia é uma forma simples e segura de cuidar da própria saúde e de ajudar a proteger a nossa cidade. A ampliação do horário busca tornar esse cuidado mais acessível para quem vive a rotina corrida do dia a dia.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU