Uruguaiana dá mais um passo importante no fortalecimento da produção local e na ampliação de mercados para os empreendedores do setor de produtos de origem animal. Desde 22/12/ 2025, o município passou a integrar o SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Com isso, os produtos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, passam a ter autorização para comercialização em todo o território nacional, e não mais restritos apenas ao município.
Para esclarecer as mudanças, orientar empresários e apresentar as oportunidades que surgem com essa conquista, a Prefeitura de Uruguaiana realiza o evento
“O SISBI Chegou! O que muda na fiscalização e como isso impacta o seu negócio?”, no dia 27/01/2026 (terça-feira) a partir das 09h, no Salão Nobre da Prefeitura.
O trabalho para alcançar a equivalência ao SISBI foi construído ao longo de vários anos. Embora o Serviço de Inspeção Municipal já estivesse estruturado e atuante, novas exigências passaram a ser estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), demandando adequações técnicas e administrativas. Entre as ações realizadas pela Prefeitura está a ampliação da equipe técnica do SIM: antes composta por um profissional, hoje conta com quatro médicos veterinários, reforço viabilizado por meio de concurso público realizado em 2023.
De acordo com o prefeito Carlos Delgado, a integração ao sistema nacional representa um marco para o município.
“Essa é uma conquista construída com muito trabalho técnico e persistência ao longo dos últimos anos. Agora, Uruguaiana passa a integrar o SISBI, o que abre novas possibilidades de crescimento para nossos produtores e agroindústrias. A Prefeitura seguirá atuando para orientar, capacitar e atualizar empresários e produtores, garantindo que todos possam aproveitar esse novo momento”, destacou o prefeito.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
9h – Abertura oficial do evento, com apresentação dos objetivos do encontro.
9h15 – Palestra
“SISBI e as mudanças na fiscalização a partir de 2026”, ministrada pela médica veterinária Isadora Kummer Moreira, integrante do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
- Apresentação das ações já desenvolvidas pelo SIM em Uruguaiana;
- Esclarecimento sobre as principais mudanças que passarão a valer na fiscalização dos estabelecimentos a partir de 2026.
10h – Palestra
“Move + Sebrae: conectando você a novos mercados”, conduzida por Paulo Henrique Corrêa Brum, consultor e agente de mercado do Sebrae.
- Apresentação do programa Move + e sua conexão entre empreendedores e compradores;
- Ferramentas de vendas e parcerias comerciais;
- Oportunidades de expansão para outros municípios, estados e para todo o Brasil;
- Participação gratuita no programa.
10h45 às 11h15 – Palestra
“Bônus Metrologia Sebrae”, com a analista de relacionamento Simone Doval.
- Atividade voltada exclusivamente para empresários de empresas cadastradas no SIM de Uruguaiana, incluindo proprietários ou responsáveis técnicos.
Segundo a médica veterinária Isadora Kummer Moreira, o momento é de alinhamento e orientação técnica.
“A equivalência ao SISBI é resultado de um processo técnico rigoroso. Agora, nosso foco é orientar os empresários sobre as exigências, os critérios de fiscalização e as boas práticas necessárias para manter a regularidade e garantir a segurança dos alimentos, fortalecendo a credibilidade dos produtos de Uruguaiana em todo o país”, explicou.
CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA
O evento é direcionado aos empresários e responsáveis por empresas cadastradas no SIM de Uruguaiana. A confirmação de presença deve ser realizada até o dia 26/01/2026 através do
Whatsapp: (53)9 9967-1603 ou indo até a
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, localizada na R. Duque de Caxias, 1700,
no horário das 08h até às 14h, sem fechar ao meio-dia.
COMO SOLICITAR ADESÃO AO SIM?
O interessado deve preencher o requerimento disponível no site da Prefeitura para solicitar adesão ao Serviço de Inspeção Municipal.
CLIQUE AQUI
Após o envio do requerimento, será solicitada uma vistoria prévia do médico veterinário responsável no local de instalação da agroindústria. O espaço deverá estar de acordo com as exigências estabelecidas pelo SIM e pelo SISBI. A partir da análise técnica, o processo terá continuidade com as devidas aprovações ou com a indicação de adequações necessárias por parte do órgão.