A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), realizou nesta terça-feira (20/1) mais uma etapa dos mutirões de retirada de fiação aérea. As ações visam remover fios que não estão mais em uso ou que podem causar algum perigo para a população. Além disso, melhorar a parte urbanística da cidade. A iniciativa foi executada juntamente às equipes da concessionária de energia RGE e as operadoras de telefonia.
Nesta etapa foram atendidas mais duas localidades: o cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Joaquim Murtinho, na divisa dos bairros São João e Santana; e o cruzamento das ruas General Vitorino e Santana; divisa dos bairros Centro e Bela Vista. Além das equipes da Prefeitura e da RGE, também participaram da operação funcionários da Vip+ Telecom, Fronteira Internet, GPasi, BNET, Beta Net, Claro e Amigo Internet.
“Estamos acompanhando de perto cada etapa dessas melhorias. É um trabalho que demonstra cuidado com a cidade e com as pessoas, e é assim, juntos, que vamos transformando Uruguaiana em um lugar cada vez mais bonito e seguro”, disse o prefeito Carlos Delgado.
A Prefeitura ratifica que o trabalho é contínuo. As ações são realizadas desde o ano passado e, de acordo com a Seinfra, a projeção é de que em 2026 aconteçam a cada 15 dias.
Notificações
De acordo com o diretor do Procon Municipal, André Rispoli, o órgão notificou a concessionária RGE para que apresente todos os documentos referentes a contratos que estão em vigor junto às empresas de telefonia. Isso se deve ao fato da RGE locar os postes de energia para a atividade das empresas. Os contratos que já se encerraram também foram objeto da determinação feita pelo Procon. O prazo de entrega dos documentos se encerra nos próximos dias.
“Esse esclarecimento é fundamental para o mapeamento, organização e continuidade dos mutirões de retirada de fiação aérea neste ano”, destaca André Rispoli. A ação também visa checar se alguma operadora está em descumprimento com as exigências da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Além disso, o Procon fez uma nova notificação nesta terça-feira. Essa segunda diligência atende especificamente a relatos feitos por parte dos moradores tanto ao Procon como aos veículos de comunicação. A notificação já foi entregue à RGE com as informações de localidade e problema citado, além de imagens das estruturas em questão.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU