A Prefeitura de Uruguaiana realizou, nesta terça-feira (27/01), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o evento “O SISBI Chegou! O que muda na fiscalização e como isso impacta o seu negócio?”, reunindo mais de 40 empresários do setor de produtos de origem animal. O encontro teve como objetivo esclarecer as mudanças na fiscalização, orientar tecnicamente os empreendedores e apresentar novas oportunidades de mercado a partir da adesão do município ao SISBI-POA.
Desde 22/12/ 2025, Uruguaiana passou a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Com essa conquista, produtos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, passam a estar autorizados para comercialização em todo o território nacional, ampliando significativamente o alcance dos empreendimentos locais.
O prefeito Carlos Delgado destacou o caráter estratégico da adesão ao sistema nacional de inspeção.
“A integração de Uruguaiana ao SISBI é uma conquista construída com planejamento, investimento técnico e compromisso com a qualidade. Isso coloca nossos produtores em um novo patamar, garantindo segurança sanitária, ampliando mercados e fortalecendo a economia e levando o nome de Uruguaiana em produtos feitos aqui.”, afirmou o prefeito.
Durante a abertura e ao longo das atividades, foram apresentados os objetivos do encontro e contextualizada a importância do SISBI para o desenvolvimento econômico do município. A médica veterinária Isadora Kummer Moreira, integrante do SIM, conduziu a apresentação técnica sobre o funcionamento do sistema e explicou as principais mudanças que passarão a valer na fiscalização a partir de 2026, detalhando as ações já desenvolvidas pelo serviço em Uruguaiana e reforçando a necessidade de alinhamento entre poder público e empresários. Segundo ela, o momento foi fundamental para orientar e preparar os estabelecimentos para essa nova etapa.
Na sequência, o Sebrae participou com a apresentação do programa Move + Sebrae, destacando ferramentas de vendas, conexões entre empreendedores e compradores, possibilidades de parcerias comerciais e oportunidades de expansão para outros municípios, estados e para todo o Brasil. Também foi apresentada a iniciativa Bônus Metrologia Sebrae, voltada exclusivamente para empresas cadastradas no SIM de Uruguaiana, com foco em qualificação e competitividade.
O trabalho para alcançar a equivalência ao SISBI foi desenvolvido ao longo de vários anos e exigiu adequações técnicas e administrativas às novas exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Entre as ações realizadas pela Prefeitura está a ampliação da equipe técnica do SIM, que passou de um profissional para quatro médicos veterinários, reforço viabilizado por meio de concurso público realizado em 2023.
COMO SOLICITAR ADESÃO AO SIM?
Os interessados em aderir ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) devem preencher o requerimento:
CLIQUE AQUI
Após o envio do requerimento, será solicitada uma vistoria prévia realizada por médico veterinário responsável, diretamente no local de instalação da agroindústria. O espaço deverá estar em conformidade com as exigências técnicas estabelecidas pelo SIM e pelo SISBI.
Com base na análise técnica, o processo seguirá para as etapas de aprovação ou, se necessário, será feita a indicação de adequações que deverão ser realizadas pelo interessado, garantindo que o empreendimento atenda aos padrões sanitários exigidos para a produção e comercialização de produtos de origem animal.