Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate a endemias (ACE) de Uruguaiana irão receber, nos próximos dias, um incentivo financeiro adicional. O repasse é feito por parte da União mais a contrapartida do Município. Os agentes são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O ato é executado mediante a Lei nº 5.992 de 22 de dezembro de 2025.
Os profissionais vão receber a verba na folha correspondente ao mês de janeiro de 2026, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração (Secad). A concessão é uma forma de valorizar e fortalecer o trabalho dos agentes. O valor corresponde ao Piso Salarial Nacional, vinculado ao salário mínimo. Cada trabalhador vai receber proporcionalmente ao tempo de trabalho exercido em 2025.
“É uma ação importante que valoriza e reconhece o trabalho diário desses servidores que prestam fundamentais serviços à população. Com esforço e dedicação, eles percorrem todos os cantos da cidade para cuidar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
Anteriormente, o repasse era feito mediante trâmite anual de lei autorizativa à Câmara de Vereadores. A partir de agora, o Poder Executivo adequou o texto para que não haja mais a necessidade desta etapa. O que dá celeridade ao trâmite administrativo para o pagamento.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU