25 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação realiza 1º. Jornada de Formação Antirracista das Escolas Municipais
A secretaria de Educação de Uruguaiana deu início nesta terça-feira, a 1ª. Jornada de Formação Antirracista das Escolas Municipais. A professora Mariele da Silva está a frente da organização do evento. A abertura ocorreu no salão nobre da Prefeitura e contou com a presença de representantes do setor da Educação, Conselho de Igualdade Racial, Câmara de Vereadores e público em geral. Os próximos encontros ocorrem na Escola Municipal de Educação Infantil José Maria Argemi (27 e 31/10); e EMEI Cecília Meireles (04/11).
O grupo teatral Clandestinos realizou apresentação artística e logo após houve explanação sobre o ensino antirracista, pautado na Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. “A educação antirracista é uma prática que envolve uma transformação nos modos de pensar, agir e, principalmente, de se relacionar. O assunto vai muito além do que exige a lei, isto é, ela reivindica não só alteração de currículos, mas principalmente uma transformação significativa dos discursos, lógicas e percepções em relação às pessoas negras”, disse a secretária Maria Helena Bairros.