Reunião define ações para o atendimento da população ribeirinha
O impacto do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana deverá ter seu reflexo em Uruguaiana nos próximos dias, com a previsão em grandes proporções de cheia do Rio Uruguai.
Este foi o principal assunto da reunião realizada nesta manhã (2), na Prefeitura Municipal, coordenada pelo prefeito Ronnie Mello e que contou com a participação de representantes de instituições e órgãos de segurança, assistência social, saúde, meio ambiente e habitação visando preparar a forma de atuação no atendimento às famílias que deverão ser atingidas pela enchente, prevista para atingir o município nos próximos dias, em decorrência dos grandes volumes de água de bacias hidrográficas das regiões Centro, Serra e Vale do Taquari.
Conforme a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, há ainda a previsão de chuvas torrenciais para Santa Catarina, o que deverá também contribuir para o aumento no volume de água que chegará até o Rio Uruguai.
AÇÕES
De acordo com a definição da Defesa Civil do Município, através do coordenador Paulo Woutheres, os abrigos para receber as famílias desabrigadas passarão a funcionar a partir desta sexta-feira (3), num primeiro momento em dois locais: Centro Esportivo Zona Leste e Centro Esportivo Nova Esperança. Outros dois pontos deverão ser preparados em caso de necessidade, assim como ocorreu na enchente do final do ano passado.
O Exército Brasileiro, através do general Alexandre Rovian Janjar, disponibilizou toda a tropa para atendimento das ações de remoção, auxílio e transporte de pessoas. “Não temos hora, quantidade ou tempo para restringir nossas ações”, garantiu o General.
A Marinha do Brasil, através da capitão de corveta Elaine de Carvalho Pontes Martins, também colocou à disposição suas embarcações para atendimento às famílias que necessitarem de transporte em áreas isoladas pela cheia.
O prefeito Ronnie Mello disse ainda que na atualidade o foco das ações é de preparar a todos para um possível problema advindo do clima instável do Rio Grande do Sul. “Com isso, a ideia é repetirmos as ações realizadas em outras oportunidades e que tiveram êxito no atendimento às famílias atingidas”, garantiu o Prefeito.
COMUNICAÇÃO
Outra preocupação apresentada durante o encontro foi quanto à comunicação, pois provedores de internet estão fora de operação por conta do rompimento de redes ou cujas instalações foram atingidas pelo temporal. Como a maioria deles conta com instalações no Centro do Estado (Santa Maria), a internet em áreas como Uruguaiana passou a oscilar ou até mesmo ficar fora do ar, diante da gravidade dos danos aos equipamentos das empresas. Como reflexo disso, até mesmo telefones de contato com os principais órgãos de segurança estão inoperantes. Contatos diretos com os coordenadores das ações de atendimento ou resgate serão divulgados para agilizar o processo.
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
Um grupo de apoio aos abrigos foi formado buscando a colaboração da comunidade para gêneros alimentícios e de limpeza e higiene pessoal.
A previsão de enchente para os próximos dias deverá acarretar na remoção de famílias das áreas atingidas com o acolhimento nos centros esportivos da cidade, onde serão montados os dois primeiros abrigos.
As primeiras famílias, de forma preventiva, serão removidas já nesta sexta-feira (3), por isso, num primeiro momento, estarão sendo recolhidas doações de café, leite, biscoitos e água. No momento, não há necessidade de recolhimento de doações de roupas.
SERVIÇOS DA PREFEITURA
Desde as primeiras horas desta quinta-feira (2), os serviços online realizados pela Prefeitura de Uruguaiana e o acesso ao sistema de dados foram afetados em razão da instabilidade do serviço de internet em todo o Estado.
A empresa responsável pelo atendimento à Prefeitura de Uruguaiana informou que sua sede foi atingida em Santa Maria, e, com isso, a rede de fornecimento do serviço, prejudicada.