A reabertura do acesso da Ponte Internacional à Rua Vasco Alves foi a pauta de reunião entre lideranças políticas e empresariais de Uruguaiana e a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, em Porto Alegre.
O encontro foi agendado após as instituições da cidade alinharem diretrizes no último mês de janeiro e o prefeito Carlos Delgado sugerir uma visita ao superintendente Fabrício Bianchi. O manifesto consiste em um projeto que preza principalmente pela segurança da área. O programa foi apresentado ao órgão federal.
"Acreditamos que essa retomada é fundamental para fomentar ainda mais o comércio da cidade. É importante agora dialogar com os órgãos para que, cada um na sua incumbência, colabore de alguma forma para a concretização", disse o prefeito Carlos Delgado.
"A PRF está disposta a participar dessa construção. É importante envolver todas a instituições que, de alguma forma, têm funções na área. Buscaremos de forma conjunta uma evolução para o tema", disse o superintendente Bianchi.
Não foi estipulado prazo para a retomada. Entretanto, caso a aplicação do projeto transcorra conforma o planejado, há a possibilidade da reabertura acontecer ainda no segundo semestre de 2025.
Relevância comercial
Durante a reunião nesta segunda-feira (3/2), as representações do município alegaram à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que é de suma importância a reabertura da via principalmente para o comércio da cidade. Com a retomada, os turistas têm o acesso facilitado ao comércio de Uruguaiana, o que estimula ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade.
Projeto para retomada
Dentre as propostas está a implementação do cercamento eletrônico da área, que seria custeado pela iniciativa privada. Além disso, o programa cita fechamento e monitoramento de outros acessos, conforme projeto autorizativo do DNIT; instalação de posto-base da Guarda Municipal; reforço da iluminação pública no local; instalação de Posto de Informações Turísticas, com possibilidade de evolução para Centro de Atendimento ao Turista; e reforço da sinalização na região.
Criação e bloqueio
Criado em 2007, foram investidos R$ 1,5 milhão na construção por meio de recursos públicos para a construção do trecho que tinha como objetivo facilitar a visitação de turistas ao comércio do município. Em 22 de março de 2019, o acesso foi bloqueado por parte da PRF. Desde então, as entidades de Uruguaiana, com colaboração do gabinete do deputado estadual Frederico Antunes, buscam a retomada da travessia de forma a atrair mais consumidores ao comércio local.
Autor: Thiago Valença - Secretaria de Comunicação de Uruguaiana - SECOM