Situação de emergência foi reconhecida pelos governos estadual e federal
A Prefeitura de Uruguaiana, juntamente com a Defesa Civil e a concessionária de água, ultrapassou os 400 mil litros de água potável aportados ao interior do município em razão da forte estiagem que atinge a Fronteira Oeste. O índice foi superado nos últimos dias. O apoio com caminhão pipa foi iniciado no final de dezembro de 2024 e se tornou um trabalho contínuo em razão da escassez de chuvas e a consequente baixa nos níveis dos reservatórios. Os distritos atendidos são, principalmente, os que têm poços artesianos.
A ação visa o cuidado com as pessoas, principalmente aquelas que vivem os efeitos da escassez de água devido ao tempo seco. Nesta segunda-feira (10/2) as localidades atendidas foram Três Bocas (Plano Alto) e Barragem Sanchuri. Já receberam o suporte: Vila do Açude (37 famílias); Barragem Sanchuri (3 famílias); Três Bocas – Plano Alto (8 famílias); Imbaá (6 famílias); Aferidor (8 famílias); e Salso de Cima (7 famílias). Ainda nesta semana a Prefeitura vai deslocar apoio também à Charqueada. O trabalho é contínuo e vai prosseguir enquanto houver necessidade. Até então, cerca de 70 famílias já receberam o suporte por parte do Poder Público.
“Os efeitos climáticos, mais recentemente, têm sido muito severos em nossa região. Testemunhamos tragédias com as enchentes em 2024 e agora atravessamos uma intensa estiagem. O cuidado e a atenção com as pessoas, principalmente as que residem no interior, é fundamental em um momento como esse”, declarou o prefeito Carlos Delgado.
Em caso de necessidade do serviço, a comunidade pode contatar os seguintes números: (55) 3411-5566 (Romu); (55) 99223-1668 (Defesa Civil); ou (55) 3414-0000 (Secretaria Municipal de Infraestrutura).
Situação de emergência
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio do Decreto 120/2025, declarou situação de emergência no município, em razão da estiagem, no último dia 24 de janeiro. No documento o Executivo justifica a medida em razão de fatos gerados pelo sério contexto enfrentado nos últimos dias. O decreto também flexibiliza algumas ações que visam sanar de forma urgente a necessidade da população. Um exemplo é dispensa de licitação e aquisição de bens em resposta ao desastre. Também fazem parte a prestação de serviço e obras relacionadas à pauta, desde que concluídas dentro de 180 dias. Com a medida, também há a possibilidade de captação de recursos por parte do Governo do Estado e União para amparar o momento de dificuldade enfrentado.
Reconhecimento estadual e federal
Com o decreto municipal publicado, o Governo do Estado e o Governo Federal reconheceram a situação crítica enfrentada por Uruguaiana. No último dia 7 de fevereiro, a União incluiu a cidade dentre os municípios castigados pela estiagem, por meio da Portaria nº 360 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Agora, é possível solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 37 reconhecimentos vigentes. Desses, 15 por chuvas intensas, 13 por estiagem, cinco por queda de granizo e quatro por vendaval.
Autor: Thiago Valença - Secretaria de Comunicação de Uruguaiana - SECOM