O mês de abril é marcado por uma campanha muito especial baseada no amor e cuidado. Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Abril Azul vem reforçar a pauta do autismo no seio social. A campanha que visa o debate e a conscientização da população sobre tema nos traz a importância do acolhimento, da inclusão e da empatia com as pessoas portadoras de TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Em Uruguaiana, a Prefeitura realiza diversas ações para apoiar jovens atípicos e suas famílias. Algumas iniciativas são feitas pela própria equipe do Executivo Municipal nos mais diferentes eixos, já outras são em parceria com ONG’s e demais entidades que também abraçam a causa. Os resultados são significativos para a melhora da qualidade de vida de crianças autistas e na ampliação do amparo às suas famílias.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta um suporte com médicos, enfermeiros, terapeutas educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. Atualmente são atendidos cerca de 130 pacientes com TEA pela estrutura, principalmente através da Policlínica Infantil e do Ambulatório de Saúde Mental. A partir do momento do diagnóstico do paciente, ele e a família já começam a ser atendidos pela equipe especializada no suporte.
Esporte
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel) tem como carro chefe no seu atendimento o Projeto Movimento, que atualmente conta com 351 alunos cadastrados. A sede fica na Praça do PEC, no bairro Rui Ramos. Lá, as crianças contam com salas para atividades psicomotoras e sensoriais no intuito do desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.
Além das salas, o projeto também conta com eixos específicos. Alguns deles são as aulas de futsal ofertadas no Ginásio Municipal de Uruguaiana; o Acqua Spectrum, que consiste em aulas de natação oferecidas de forma gratuita; a Musicoterapia; e o Hipismo em Movimento, que são atividades destinadas exclusivamente pra jovens com TEA no bairro Rui Ramos.
Educação
Atualmente são 372 estudantes com TEA na Rede Pública Municipal, entre educação infantil e ensino fundamental. Para a realização deste trabalho especializado, a Prefeitura de Uruguaiana recentemente fez novo processo seletivo para a contratação de auxiliares de inclusão.
Com os auxiliares, o amparo educacional é qualificado para uma melhor aprendizagem e também suporte às famílias com alunos portadores de TEA.
No contexto educacional, a Prefeitura, em algumas oportunidades em parceria com o Sebrae/RS, oferta palestras e seminários à comunidade escolar. O objetivo é disseminar conhecimento em relação à pauta para a evolução do atendimento a esse público.
Outras ações
Em 2015, o Abril Azul em Uruguaiana foi iniciado com o lançamento de uma cartilha sobre o atendimento de jovens portadores de TEA e também como buscar serviços na cidade relacionados ao tema. A cartilha, elaborada pela Policlínica Infantil, foi lançada no última dia 1º de abril no Salão Nobre da Prefeitura. O material vai ser distribuído aos mais diversos setores do serviço público.
A Corrida da Inclusão, que inicialmente estava marcada para quarta-feira (2/4), vai acontecer no dia 5 de abril (sábado) a partir das 19h30. A ação da Smel convocou 300 corredores para a atração e abriu mais 100 vagas exclusivas a portadores de TEA. Os 300 competidores vão fazer um percurso de 5km e os autistas vão percorrer um trajeto em volta da Praça Barão do Rio Branco. A saída de ambas atividades é em frente à Prefeitura.
Ao falar em Prefeitura, a fachada do Executivo Municipal está toda iluminada com a cor azul em alusão ao Abril Azul. A ação foi uma iniciativa conjunta do Gabinete do prefeito Carlos Delgado, Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Comunicação. A decoração simboliza a importância da conscientização sobre o tema.
Outra conquista importante no âmbito do autismo foi a lei municipal que inclui portadores de TEA nas vagas preferenciais e exclusivas do estacionamento rotativo do Centro de Uruguaiana. Com isso, familiares e crianças atípicas tem uma garantia no momento dos deslocamentos neste perímetro da cidade.
Em 2025, a Prefeitura ofertou um camarote exclusivo no Carnaval Fora de Época para crianças com TEA e seus familiares. Essa foi mais uma ação na busca pela inclusão e ampliação do acolhimento.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU