O Fundestradas, programa executado pela Prefeitura de Uruguaiana para a qualificação das estradas rurais do município, já fez melhorias em 128 km de acessos nos primeiros 30 dias de atividades em 2025. As manutenções nas estradas vicinais de Uruguaiana visam melhorar a infraestrutura para o escoamento da safra e também ofertar maior segurança às pessoas que trafegam nas vias.
São três equipes que trabalham simultaneamente. Os trabalhadores fazem a manutenção com caminhão, retroescavadeira, caçamba, patrola e rolo compactador. Confira algumas localidades já atendidas desde a retomada das atividades: UR-101: Brete do Moinho em direção às Três Bocas, Plano Alto; UR-303: Bolicho de Tábua/Itapitocai em direção ao Caiboaté; UR-201: João Arregui em direção ao Lajeado até a UR-404; UR-304: São Marcos em direção à Formosa; UR-914: das Três Bocas em direção à BR-290; UR-416: brete Adolfo Stern; e brete Passo do Leão.
Além do trabalho elementar, as equipes também fazem o alargamento de pontos específicos das estradas. Todo o trabalho de manutenção é feito com a colocação de cascalho. Uma quarta equipe trabalha somente na manutenção de bueiros.
Consequências climáticas interferem diretamente no trabalho de manutenção das estradas rurais. Uma delas é a chuva. Com frequentes precipitações nas últimas semanas, o trabalho foi afetado e o cronograma estipulado pela equipe prejudicado. A equipe informa que vai voltar a alguns lugares em que o trabalho já foi executado uma vez que alguns acessos têm maior fluxo e precisam de acompanhamento mais frequente.
O que é o Fundestradas?
O Fundestradas foi instituído com o objetivo de recuperar, melhorar e fazer a manutenção das estradas vicinais. Constituem recursos do Fundo o valor recebido anualmente pelo Município relativo ao ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; os auxílios e subvenções específicos concedidos por órgãos ou entidades federais e estaduais; os recebidos de entidades, ONGs internacionais, pessoas físicas e jurídicas em doação; e os recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas a este fim.
Os recursos específicos demonstrados no Plano de Ação são utilizados para contratação e manutenção de máquinas. Um trabalho realizado com responsabilidade e que garante a segurança das famílias e melhores condições de trabalho para o homem do campo.
Esses recursos são administrados por Conselho Diretor de Administração, composto por sete membros, sendo dois representantes do Poder Executivo – um indicado pelo prefeito, integrante da Secretaria da Fazenda e o outro representando a secretaria de Infraestrutura); um representante do Instituto Riograndense do Arroz (Irga); um representante da Associação e do Sindicato Rural de Uruguaiana; um representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Unidade Municipal; um representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana; e um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU