Comemorando mais um ano de atividades em abril, o Programa Vida em Movimento se consolida como uma importante ferramenta de promoção à saúde, qualidade de vida e bem-estar em Uruguaiana. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, já alcançou 21.363 usuários desde sua implantação — números que traduzem o impacto positivo da ação na vida da população.
Somente em 2025, o programa já contabiliza 2.320 atividades realizadas voltadas à prática de atividades físicas. São grupos de caminhada orientada, ginástica, alongamentos, práticas corporais integrativas e atividades em escolas e praças, promovendo saúde e fortalecendo vínculos com a comunidade.
“Saúde e qualidade de vida são os pilares desse programa cada vez mais consolidado. Parabenizo a equipe e os alunos pelo trabalho e conscientização sobre a importância dos cuidados. Cuidar do corpo e da mente é uma prática fundamental para enfrentarmos os desafios e termos qualidade de vida”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Atualmente, o Vida em Movimento conta com 18 profissionais de Educação Física e tem 890 alunos cadastrados com frequência regular. O programa é ofertado em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tanto na cidade quanto no interior, além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Durante o verão, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel), as atividades são levadas ao Parcão, incentivando ainda mais a participação popular.
Além das ações físicas, o programa também atua na promoção de temas como saúde mental, prevenção de doenças crônicas, valorização da cultura de paz, hábitos de higiene e combate ao uso de substâncias psicoativas — reforçando a missão de cuidar das pessoas em todas as etapas da vida.
Interessados em participar, devem procurar a Estratégia de Saúde do seu bairro, portando seu cartão de SUS e falar com um dos professores de educação física sobre o programa.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite a todos que desejarem integrar o programa. Basta procurar a Estratégia de Saúde mais próxima portando o cartão do SUS e realizar a inscrição de forma gratuita.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU