O município de Uruguaiana alcançou a marca de mais de 116 mil atendimentos realizados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF's) e Unidades Básicas de Saúde (UBS's) nos primeiros quatro meses do ano de 2025. Só no mês de abril foram 40.017 mil atendimentos.
Atualmente, Uruguaiana conta com 19 Estratégias de Saúde da Família, localizadas em diferentes bairros da cidade, além de três Unidades Básicas de Saúde situadas no interior do município, sendo que na Barragem Sanchuri também dispõe de uma ESF integrada. Juntas, essas estruturas constituem a base da Atenção Primária à Saúde e são responsáveis por ações que vão muito além do tratamento de doenças.
As atividades desenvolvidas pelas equipes não se limitam a atendimentos curativos, grande parte dos atendimentos está voltada à promoção da saúde, prevenção de doenças, conscientização sobre o uso racional de medicamentos e incentivo a práticas de vida mais saudáveis.
“Cada atendimento realizado pelas nossas equipes é uma demonstração do compromisso que temos com a saúde das pessoas. Investir na prevenção é cuidar com responsabilidade do futuro de Uruguaiana”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
As unidades de saúde são compostas por equipes multidisciplinares que contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. Essa diversidade profissional permite um cuidado mais completo e eficaz, sempre voltado às necessidades reais da comunidade.
Em abril, o compromisso com a ampliação do acesso à saúde foi reforçado com a extensão do horário de atendimento de mais quatro ESF's, que passaram a operar em terceiro turno. As unidades que agora funcionam com horário estendido são:
• ESF 14 – Bairro Tabajara Brites
• ESF 15 – Bairro Hípica
• ESF 21 – Bairro Centro
• ESF 23 – Bairro Santo Antônio
Essas unidades se somam à ESF 7 (União das Vilas) e à ESF 22 (Cabo Luiz Quevedo), que já atuam com expediente ampliado, proporcionando mais comodidade e acesso para quem não consegue atendimento durante o horário convencional.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que reforça diariamente o compromisso da gestão com uma saúde pública de qualidade, acessível e com foco na prevenção. O trabalho segue firme, com responsabilidade para garantir que todas as pessoas de Uruguaiana possam contar com o profissionalismo e com qualidade dos serviços em saúde.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU