Na tarde desta terça-feira (1/7), foi realizada mais uma reunião do Centro de Operações Integradas (COI) em Uruguaiana. A iniciativa trata-se de uma união entre instituições do município para a celeridade e a assertividade das ações que visam amenizar as consequências causadas pela enchente e intensificar o cuidado com as pessoas que estão fora de suas casas.
Hoje, foram discutidas ações preventivas que levam em consideração a tendência de aumento do nível do Rio Uruguai em Uruguaiana.
No momento, Uruguaiana conta com três abrigos abertos pela Prefeitura: Centro Esportivo Zona Leste, Centro Esportivo Nova Esperança e ginásio da Escola Elisa Valls. Na atualização desta segunda-feira (30/6) feita pela Defesa Civil são 270 desabrigados e 1.018 desalojados no município. Os atingidos recebem suporte nos segmentos de saúde, assistência social e segurança.
Monitoramento
Prefeitura e Defesa Civil monitoram as elevações do Rio Uruguai no Noroeste e Oeste do estado. Com isso, há uma projeção de retomada da elevação do nível da bacia em Uruguaiana nos próximos dias. Desde o último domingo (29/6), o rio no município estabilizou e iniciou um processo declínio após sucessivos aumentos. A medição, que hoje é de 10,34m acima do nível normal, chegou a atingir 11,07m no último sábado (28/6).
A Defesa Civil destaca que no pior cenário, o de ultrapassar a marca obtida no último sábado, inevitavelmente a Prefeitura vai precisar abrir o quarto abrigo para acolher desabrigados. Caso isso ocorra, os novos atingidos serão levados ao ginásio da Escola Estadual Dom Hermeto.
O órgão também destaca que, em um cenário de crescimento significativo, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro – que desde o início auxilia nas transferências das famílias – também vai necessitar aumentar as equipes que prestam o apoio.
“A atenção e o cuidado são fundamentais nesses momentos. Nossas equipes e os demais parceiros estão atentos e engajados em um trabalho preventivo que visa proteger as pessoas. É um momento de dificuldade, por isso é fundamental que todos sejam solidários e ajudem o próximo”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
Alimentação
O almoço é realizado pela equipe do Restaurante Popular, a partir das doações, e entregue pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). A janta é realizada na estrutura do Restaurante Popular por militares da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Igrejas e outras instituições, de forma voluntária, também ajudam no preparo de refeições.
As pessoas que estão em abrigos da Prefeitura também recebem café da manhã e café da tarde. Os pães são feitos na Padaria Municipal e itens como leite, café e achocolatados são oriundos das doações feitas pela população.
Segurança
Os três abrigos da Prefeitura Municipal contam, cada um, com dois guardas municipais noturnos, das 19h às 7h. Além disso, também são feitas rondas constantes pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Brigada Militar. A Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar também está presente nas vistorias.
Conforme pedido do Corpo de Bombeiros, nos últimos dias a Romu recolheu todos os botijões de gás de desabrigados. Os itens foram identificados e levados a local seguro. Ao fim da cheia, os proprietários vão poder retirá-los.
Patrulha Ambiental e Marinha do Brasil mantêm as rondas diárias por barco no Rio Uruguai para combater possíveis furtos a casas inundadas.
Transporte escolar
Na última quinta-feira (26/6), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou o transporte escolar também nos abrigos da Prefeitura. Diariamente, cerca de 70 crianças são levadas a 13 escolas diferentes tanto no turno da manhã como no turno da tarde.
Assistência social
As equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) já fazem, desde o dia 23 de junho, os cadastros das famílias para um melhor suporte neste momento. Além disso, a Loja Solidária Irmã Dulce também faz ações especiais de doação de roupas aos desabrigados. Somente em um dia, foram encaminhadas mais de 300 peças de vestuário.
Doações
A união e a solidariedade são fundamentais neste momento. As doações são recolhidas em frente à Prefeitura Municipal de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 13h. O ponto também coleta agasalhos e cobertores.
Toda ajuda é bem-vinda, porém, alguns itens são prioridades neste momento, como: alimentos (leite, café, biscoitos, achocolatados, arroz, feijão, massa, farinha de milho, farinha de trigo e molho de tomate); material de higiene (fraldas, sabonete e absorvente); e produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó e desinfetante). Embalagens de marmitex e marmitas de isopor também são importantes.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU