A Prefeitura de Uruguaiana realizou, na tarde de sexta-feira (27), a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, na AFMU. O encontro reuniu 150 participantes incluindo idosos, profissionais, conselheiros e representantes de entidades. O objetivo foi discutir ideias e propostas para melhorar as políticas públicas voltadas às pessoas idosas, por meio de palestras e momentos de diálogo.
A programação contou com a participação de profissionais das áreas da saúde, educação, direito e assistência social. As palestras abordaram temas como qualidade de vida, direitos da pessoa idosa e saúde emocional.
Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para conversar sobre os cinco eixos temáticos da conferência, compartilhando experiências e sugestões.
Durante toda a tarde, o clima foi de escuta, troca de vivências e participação ativa. As pessoas idosas tiveram espaço para falar, propor e construir junto caminhos que garantam mais respeito, cuidado e inclusão.
Ao final do encontro, foram eleitos os delegados que vão representar Uruguaiana na etapa estadual da conferência: Tânia Pereira, Maicon Minho, Liziane Oliveira, Renê Picoli e Sara Cardoso.
A conferência foi promovida pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e Secretaria de Governo (SEGOV) e com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU