A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou nesta terça-feira (8), a pré-conferência de Assistência Social no CRAS I Cabo Luis Quevedo. A atividade reuniu usuários dos Cras e profissionais da área para ouvir de perto as demandas dos moradores e levantar propostas que serão levadas para a Conferência Municipal.
“A participação dos moradores é essencial. São eles que vivenciam o dia a dia dos serviços, sabem o que precisa melhorar e se estamos no caminho certo. A gente quer ouvir, dialogar e construir juntos”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, professora Joana Grecco.
Para garantir a participação, a Sedes organizou o transporte dos moradores até o local, reforçando a importância da escuta ativa e do envolvimento popular nas decisões que impactam a política de assistência social.
“A Conferência é um espaço importante para que a comunidade participe das decisões, traga sugestões e ajude a construir uma assistência social cada vez mais forte e próxima das pessoas”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta sexta-feira (11), das 8h às 16h, no auditório do instituto Unopar, e terá como tema central: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O encontro é realizado a cada dois anos e reúne usuários e trabalhadores da área e tem como objetivo debater avanços, desafios e caminhos para fortalecer os serviços ofertados no município.
Durante a Conferência, também será realizada a eleição dos quatro delegados que irão representar Uruguaiana na Conferência Estadual de Assistência Social.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU