A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, receberá nos dias 10 e 11 de julho uma capacitação voltada à implantação do projeto nacional “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Agentes Respiratórios em Crianças – TB Ped”. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, em parceria com o PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
O projeto tem como objetivo aprimorar o diagnóstico da tuberculose em pacientes com suspeita da doença, com idades entre 6 meses e 15 anos, atendidos de forma ambulatorial na Policlínica Infantil de Uruguaiana. A cidade passa, assim, a integrar um grupo seleto de municípios que buscam fortalecer a detecção precoce e qualificada de agravos respiratórios em crianças e adolescentes.
“Investir em qualificação e diagnóstico é investir em cuidado e prevenção. Nossa prioridade é oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficaz também para as pessoas mais jovens.”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
A capacitação ocorrerá em dois momentos. No dia 10 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 17h, será realizada uma formação teórica na sala 201 do SENAC Uruguaiana, conduzida pela enfermeira Gabriela Zavaglia. Serão abordados o funcionamento do projeto, os protocolos de estudo, os termos de consentimento (TCLE e TALE), os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e a definição da população-alvo. Já no dia 11, a equipe participará de uma capacitação prática sobre escarro induzido, que ocorrerá nas dependências da Policlínica Infantil.
“O fortalecimento da rede de atenção à saúde das crianças passa pela qualificação constante das nossas equipes e pela adesão a projetos nacionais de impacto. Este estudo permitirá não só aprimorar os diagnósticos, mas também ampliar nosso conhecimento sobre a realidade epidemiológica local”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Ane Caroline Barreto.
A participação da equipe técnica de Uruguaiana nesse projeto reafirma o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade, voltada para a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral das nossas crianças e adolescentes.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU