Para garantir acesso mais rápido ao cuidado e reduzir a superlotação na UPA e Pronto Socorro, a Prefeitura de Uruguaiana reforça o serviço de atendimento médico estendido em cinco Estratégias de Saúde da Família (ESF's) da cidade desde o mês de maio. As unidades estão localizadas nos bairros União das Vilas, Tabajara Brites, Hípica, Cabo Luiz Quevedo e Santo Antônio, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30.
A iniciativa amplia o horário de funcionamento dessas ESF's e conta com atendimento médico, oferecendo acolhimento para casos clínicos leves e situações de menor complexidade que não precisam ser encaminhadas diretamente à urgência. O objetivo é claro: cuidar das pessoas perto de onde vivem, com dignidade, escuta e resolutividade.
“Queremos que as pessoas saibam que esses postos estão com médicos disponíveis no turno estendido. É um serviço feito com responsabilidade, para que ninguém precise enfrentar filas e esperas desnecessárias na UPA ou no Pronto Socorro por situações que podem ser resolvidas nas ESF's do seu bairro”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Os atendimentos estendidos estão disponíveis nas seguintes unidades:
• ESF 7 – União das Vilas
• ESF 14 – Bairro Tabajara Brites
• ESF 15 – Bairro Hípica
• ESF 22 – Bairro Cabo Luiz Quevedo
• ESF 23 – Bairro Santo Antônio
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as equipes estão preparadas para oferecer escuta qualificada e atendimento humanizado. Procurar as ESF's em casos de febre, dor de garganta, sintomas gripais, pressão alta, ferimentos leves ou acompanhamento de condições crônicas é a melhor forma de garantir agilidade no atendimento e desafogar os serviços de urgência.
Além de médicos, as unidades contam com enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem, oferecendo suporte contínuo ao cuidado. O modelo de atendimento estendido é uma estratégia para a cobertura e eficiência da Atenção Básica, aproximando o cuidado do cotidiano das famílias.
Ao procurar sua unidade de referência, você contribui para uma rede de saúde mais equilibrada, com menos filas, mais acolhimento e soluções mais rápidos.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU