O trabalho para que a nossa Santa Casa de Uruguaiana se mantenha em pleno funcionamento atingiu um novo nível nesta semana com a liderança de políticos locais que tomaram a frente da situação e conseguiram uma reunião estratégica com a Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann e a Diretora Geral da pasta, Lisiane Rodrigues Alves, para buscar apoio a fim de garantir que os moradores continuem sendo atendidos pelo hospital com estrutura digna.
A reunião aconteceu na Região Metropolitana de Porto Alegre e foi liderada pelo prefeito Carlos Delgado, ex-prefeito Ronnie Mello, deputado estadual Frederico Antunes e secretário de governo Paulo Fossari. No encontro estratégico, os líderes locais apresentaram o cenário atual do hospital, as dificuldades enfrentadas e a preocupação em garantir que os moradores sejam devidamente acolhidos quando buscam atendimentos em saúde, além de que os profissionais do hospital tenham condições dignas de trabalho, sem a necessidade de fechamento de setores.
Na apresentação do cenário, a prioridade destacada foi a retomada dos atendimentos da pediatria, que hoje está sob plano de contingência e tem seus pacientes sendo atendidos pelos profissionais do Pronto-Socorro. Mesmo com esse destaque, os líderes não deixaram de apresentar outras dificuldades enfrentadas e o desejo de cooperação entre Município e Governo do Estado para que o hospital continue de portas abertas.
Durante a reunião estratégica, a Secretária de Saúde do Estado se comprometeu em estudar a viabilidade de enviar uma equipe técnica à Santa Casa para análise situacional da instituição a fim de buscar soluções que contribuam com o funcionamento dos setores, atendimento digno aos pacientes e condições respeitosas de trabalho para os profissionais. Ela reconheceu a relevância da situação e garantiu agilidade para a vinda da equipe.
Nessa segunda-feira, a nova gestão da nossa Santa Casa de Uruguaiana assumiu a administração do hospital e realizou reuniões com profissionais de diferentes setores, além de estudos para diagnosticar desafios da instituição e mapear soluções estratégicas a curto e médio prazo. A nova gestão trabalha de forma incessante para garantir que o hospital continue de portas abertas e com uma visão cada vez mais humana para atender os moradores. O trabalho da nova gestão depende estritamente da articulação das lideranças políticas locais para que as soluções almejadas sejam definitivamente tiradas do papel.
Autor: Jeffersom Carvalho - Secom/PMU