Durante os meses em que há um aumento natural de casos gripais e respiratórios em crianças de 0 a 12 anos, a Prefeitura de Uruguaiana reforça o cuidado com ações pontuais. Como parte dessa estratégia, a partir desta segunda-feira (04/08), o horário de atendimento pediátrico na Policlínica Infantil será ampliado, garantindo mais acolhimento e agilidade no atendimento às famílias.
A medida é resultado de um trabalho técnico de análise, estudo e monitoramento constante, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, e busca oferecer alternativas seguras e eficazes de atendimento para evitar que mães, pais e responsáveis precisem se deslocar até a UPA ou o Pronto Socorro em situações de menor complexidade. A estratégia tem como objetivo reduzir o tempo de espera e prevenir agravamentos de quadros clínicos que podem evoluir rapidamente em ambientes superlotados.
O novo horário será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento estendido das até as 19h30, contando com um pediatra e equipe de enfermagem especializada. O acesso ao serviço será feito a partir de encaminhamentos realizados pelas unidades de saúde da rede municipal (UPA, PS e ESFs).
“Essa ampliação foi pensada a partir da análise das demandas e da realidade observada nas unidades de urgência e atenção básica. É uma medida planejada, que busca fortalecer o cuidado com as crianças neste período doenças gripais, podendo ser ajustada conforme a necessidade e evolução do cenário de circulação do vírus”, explica o prefeito Carlos Delgado.
A ampliação do atendimento pediátrico é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que reforça o papel da Policlínica Infantil como espaço de referência no cuidado à infância. A ação integra um conjunto de medidas planejadas para fortalecer a atenção básica e oferecer suporte às famílias durante o inverno.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Ane Barreto, destaca que a ação representa um esforço conjunto das equipes técnicas e assistenciais:
“Nosso objetivo é garantir que as crianças recebam o atendimento adequado no tempo certo. Sabemos que, para muitas famílias, o período do fim de tarde e início da noite é o momento em que os sintomas se agravam. Com essa extensão de horário, buscamos evitar deslocamentos para a UPA e Pronto Socorro e acolher com mais resolutividade cada criança encaminhada.”
O funcionamento estendido garante mais tempo para avaliação, diagnóstico e condutas adequadas, especialmente em quadros gripais, febre, tosse e bronquiolite, síndromes comuns nesta época do ano.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU