Com foco na valorização da produção local e no fortalecimento da economia sustentável, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação através do setor Serviço de Inspeção Municipal (SIM), deu início ao RegularizaSIM, um programa voltado à regularização de agroindústrias que manipulam, processam ou fabricam alimentos de origem animal, como laticínios, carnes, embutidos, ovos e mel. A ação acontece de agosto a outubro.
Durante esse período, uma equipe especializada do município tem visitado produtores e empreendedores para prestar orientações, tirar dúvidas e auxiliar com a documentação e as adequações estruturais e sanitárias exigidas para a emissão do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo é garantir que mais estabelecimentos estejam em conformidade com a legislação, podendo assim comercializar legalmente seus produtos, com mais segurança e confiança para o consumidor.
“Essa ação de regularização não é um ato ostensivo e sim uma ponte entre o cuidado com a produção local e o cuidado com a saúde das famílias. A regularização garante que o alimento que chega à mesa das pessoas seja seguro, valorizando também o trabalho do pequeno produtor”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A programação do RegularizaSIM inclui, no dia 03/10, uma Capacitação Técnica, na qual profissionais do SIM e parceiros apresentarão conteúdos práticos sobre adequações necessárias, boas práticas de produção e atualização das normas sanitárias. Já no dia 04/10, a EXPOSIM 2025, realizada na Praça Barão do Rio Branco, encerrará o ciclo com uma grande exposição aberta ao público, onde os produtores poderão apresentar seus produtos com o selo SIM, além de participar de rodadas de negócios e atividades informativas.
“A regularização junto ao SIM envolve etapas fundamentais como análise documental, adequações estruturais e sanitárias dos estabelecimentos, implementação de boas práticas de fabricação, rotulagem adequada e rastreabilidade dos produtos. Todo esse processo garante que os alimentos de origem animal sejam produzidos de forma segura, conforme a legislação vigente, ampliando as possibilidades de comercialização e fortalecendo a agroindústria local com respaldo técnico e legal”, explica a secretária da Semude, Luciana Lisboa Reis.
O programa tem como um dos objetivos garantir que as políticas públicas cheguem de forma acessível e eficiente para quem tem o seu pequeno negócio.
Os empreendedores deverão realizar a regularização ou buscar orientações sobre o processo de inscrições diretamente na Sala do SIM, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 1700, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Também é possível entrar em contato pelo telefone (55) 99667-0161 ou pelo e-mail sim@uruguaiana.rs.gov.br.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU