A Prefeitura de Uruguaiana iniciou, nesta semana, as atividades da Escolinha Municipal de Basquete. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel). O projeto atende jovens de sete a 17 anos. As atividades acontecem na quadra coberta da Escola Rui Barbosa, dentro do complexo do Estádio Municipal, popularmente conhecido como Ferro Carril.
A iniciativa é dividida em duas turmas: a primeira, que vai dos 7 aos 12 anos, e tem aulas das 18h às 19h30 nas segundas e quartas-feiras; já a segunda, da faixa etária dos 13 aos 17 anos, também tem aulas das segundas e quartas-feiras, porém das 19h30 às 21h. No momento, o novo projeto já conta com 40 alunos.
“O esporte dissemina valores nobres sendo elementar na formação cidadã dos jovens. Os vínculos criados e os benefícios à saúde são determinantes para a qualidade de vida. É mais uma alternativa de atividade que colocamos à disposição das pessoas”, diz o prefeito Carlos Delgado.
As aulas são ministradas pelo professor Romulo Joia Mena Barreto e tiveram início na última segunda-feira (11/8).
"É um projeto excelente para o crescimento, aprendizado e integração. Esporte é saúde e educação", declara Fabiana Severo, mãe do aluno Benjamin, que tem 9 anos e estuda na escola Castelo Branco. "Ele não estava praticando atividades físicas fora do tempo da escola, está muito empolgado com essa retomada", complementa.
Fabiana também cita benefícios nos estudos. "Os treinamentos colaboram na concentração e o esporte ensina muito sobre disciplina", salienta.
Com a abertura da Escolinha Municipal de Basquete, a Prefeitura cria mais uma alternativa de atividade a jovens e amplia as ações referentes à modalidade. Desde 2017, equipes como a LUBA (Liga Uruguaianense de Basquete) e Panatinaikos recebem apoio para suas atividades mediante Conselho Municipal do Desporto (CMD).
“Ampliar o leque de modalidades é essencial para atingir cada vez mais pessoas. O esporte é uma filosofia de vida, além de ofertar cidadania e ser um meio de inclusão social”, destaca o secretário municipal Anderson Menezes.
As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Tanto meninos como meninas podem fazer parte da iniciativa. Pais ou responsáveis que desejam matricular alunos podem se dirigir à sede da Smel, na Rua Padre Anchieta, 2795, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h para fazer a inscrição.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU