As comemorações alusivas ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural foram iniciadas neste sábado (16/8) em Uruguaiana. A atração que abriu a programação foi uma palestra ministrada pelo professor e historiador Dagoberto Alvim, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, com participação do tradicionalista argentino Luís Samite.
Durante o encontro, Alvim e Samite contaram a história de Uruguaiana e Paso De Los Libres, respectivamente. A conversa, baseada no panorama da cultura fronteiriça, citou elementos como primeiros povos, surgimento do gaúcho, fundação de Uruguaiana e eventos culturais dos municípios. Ao final, o escritor e pesquisador Colmar Duarte fez uma participação especial na conversa.
A iniciativa visa a valorização da identidade cultural, histórica e artística da cidade e região. Neste domingo (17/8), a programação terá continuidade.
Das 9h às 13h a alameda da Praça Barão do Rio Branco vinculada à Rua Duque de Caxias vai sediar a Exposição de Artesanato Geral - um encontro entre artesãos de Uruguaiana. Além dos produtos locais, o público também vai ser contemplado com música e apresentações.
As atrações continuam às 19h do domingo na Biblioteca Municipal. Lá, haverá a abertura da Exposição do Carnaval de Uruguaiana, em parceria com a Asesgru (Associação das Escolas de Samba de Uruguaiana). O ato também vai ter apresentação do Grupo Show do Carnaval. A mostra vai ficar de portas abertas durante toda a semana.
"É uma oportunidade para fortalecer a cultural, promover conhecimento e integrar a comunidade em um ambiente de troca e aprendizado cultural. Celebramos nossas raízes e o intercâmbio artístico com nossos vizinhos da Argentina, valorizando a produção artística que é parte fundamental da nossa identidade”, declara o secretário municipal de Cultura, Lourival Gonçalves.
Dia Estadual do Patrimônio
Ele é celebrado anualmente no terceiro final de semana de agosto com uma programação especial promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac) em parceria com as Prefeituras e orgãos não governamentais. O objetivo é fomentar ações de educação patrimonial, preservação e valorização do patrimônio cultural do estado. Em 2025, são mais de 500 atividades em 120 municípios gaúchos, e Uruguaiana se destaca como a única cidade da Fronteira Oeste a integrar as festividades.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU