A Prefeitura de Uruguaiana, em 2025, atingiu o número de 29 quadras pavimentadas com asfalto ou concreto, nova forma de pavimentação adotada neste ano para combater os buracos. Todas essas ações foram realizadas em bairros da cidade, deixando claro o compromisso com os moradores de diferentes regiões do município.
Ao levar em conta a estimativa populacional de cada um dos nove bairros contemplados, cerca de 52 mil pessoas foram beneficiadas com as intervenções. As atividades seguem alguns critérios como proximidade a escolas e unidades de saúde. Até o momento já foram contemplados neste ano: bairros São João; Nova Esperança; São Miguel; Ipiranga; Cabo Luís Quevedo; Alexandre Záchia; Vila Júlia; Santo Inácio e o Conjunto Olavo Rodrigues.
Em 2025 mais uma modalidade foi adotada pela Prefeitura na qualificação das vias da cidade: o concreto com fibra. Essa forma de melhoria foi realizada em trechos das ruas Venancio Aires, Julio de Castilhos, Íris Valls e Travessa Francisco Orci.
Estão em andamento: Rua Dardo de Menezes, no bairro Santo Inácio, e Rua Padre Anchieta, no bairro Nova Esperança.
Também foram feitas ações com asfalto tradicional a partir de emendas parlamentares, como na Rua Ludgério Muller, bairro Ipiranga e Rua Adir Mascia, bairro Rio Branco. O recapeamento da Rua Eustáquio Ormazabal integra o Programa Pavimenta RS do Governo Estado. Na oportunidade o estado apoia com recurso e a Prefeitura executa. Já foram feitos 1,5km de melhorias de um total de 1,8km que o projeto comporta. Também está em andamento a obra na Rua Alcides Trein, no bairro Cidade Nova. A iniciativa está em fase de imprimação após colocação da base e o asfaltamento está previsto para o início de janeiro de 2026.
Outras ações já finalizadas que integram o Programa Municipal de Asfaltamento são a ligação da Avenida Setembrino de Carvalho com a Rua Duque de Caxias, entre Rua Francisco Bastos e o trevo da AFMU, onde foi feito o recapeamento da via; e a Rua das Peras, acesso ao condomínio Olavo Rodrigues, com asfaltamento que comportou escavação, base e colocação da capa asfáltica.
Pelo Programa Mediar, até dezembro já foram concluídos 815 metros da obra – entre a Rua Albertino Pires e a Rua Emílio Tauceda. O projeto total da via atinge 1,5km e vai até a Rua Eustáquio Ormazabal. A partir de janeiro de 2026, a obra terá continuidade.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU