A criação do Centro de Operações Integradas (COI) ampliou ainda mais nesta quarta-feira (08), as discussões e encaminhamentos de temáticas interessantes para atender a população da fronteira. O encontro, na Prefeitura Municipal, contou com a participação da prefeita de Maçambará, Adriana Schramm, presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), e do prefeito de Itaqui, Leonardo Betin. Dois assuntos importantes na pauta dos prefeitos que participaram de formato virtual: a busca pelo auxílio a hospitais da região para enfrentar os desafios do momento e o fechamento temporário da ponte que liga Uruguaiana a Itaqui, causando grave revés às comunidades da fronteira.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Woutheres, atualizou os dados da cheia do rio Uruguai e seus reflexos. Em Uruguaiana, o Rio Uruguai voltou a registrar aumento de seu nível nesta quarta-feira (8), atingindo a marca de 10,82 metros acima de seu nível normal. No município são 201 pessoas desabrigadas que estão alocadas em três abrigos abertos pela Prefeitura: Centro Esportivo Zona Leste, Centro Esportivo Nova Esperança e ginásio da escola Elisa Valls. Os desalojados, que estão em casas de parentes ou conhecidos, representam 1.036 pessoas. O total de pessoas fora de suas residências é de 1.237 pessoas.
Também fez parte da pauta de trabalho do COI o início nesta quinta-feira do Drive Thru para a coleta de doações. O ponto será instalado em frente à Prefeitura Municipal, sempre das 8h às 18h.
Também assuntos como atendimentos aos abrigos, auxílios de entidades, instituições e empresas ao movimento de auxílio aos desabrigados, ao trabalho do Exército Brasileiro ao lado da Defesa Civil, entre outros assuntos também foram debatidos. Também foram anunciados os novos voos a partir de Uruguaiana, que a partir de agora ligam a fronteira à Curitiba, no Paraná.