A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que a vacina de prevenção ao vírus HPV está disponível gratuitamente na rede pública. O imunizante previne o câncer cervical como neoplasias, que consistem no surgimento de massas de tecidos anormais pelo corpo.
A vacina protege contra quais tipos de vírus?
A dose protege contra quatro tipos do vírus HPV: 6, 11, 16 e 18. Sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero, além de outros tipos de câncer. Já os tipos 6 e 11, por exemplo, são responsáveis por cerca de 90% das verrugas genitais que podem causar desconforto e impacto psicológico.
Quem pode se vacinar?
Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos podem receber a vacina em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) ou na Sala de Vacina Central, localizada na Secretaria Municipal de Saúde. Os demais grupos, que eventualmente podem necessitar de mais de uma dose, podem procurar a Vigilância Epidemiológica da SMS para receber as orientações e apresentar as documentações necessárias.
Quais são os efeitos colaterais?
Pode ocorrer dor no local da aplicação, febre, tontura, dor de cabeça e dores nas articulações dos músculos.
Pessoas já infectadas podem tomar a vacina?
Pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Aguda/PRR, desencadeada pelo vírus HPV, a partir de 2 anos de idade e pessoas com lesão de HPV de neoplasia Grau 4 têm recomendação para receber a vacina conforme protocolo CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais). Orientações também podem ser obtidas nas Estratégias de Saúde da Família da cidade ou Vigilância Epidemiológica.
Autor: Evelyn Gomes/Secom PMU