Devolver a autonomia de quem há tempos espera para voltar a enxergar com nitidez é um gesto que ultrapassa a saúde é um compromisso em levar esse cuidado para a vida das pessoas. Nesta semana, segue em Uruguaiana a segunda edição do Mutirão de Cirurgias de Catarata, que irá beneficiar mais 360 pacientes até o dia 06/07. Com essa nova etapa, o município alcança a expressiva marca de 570 cirurgias realizadas nos primeiros 7 meses de 2025, ampliando o acesso a um cuidado que transforma realidades.
O primeiro mutirão aconteceu no dia 31/07, quando foi iniciado o processo para 210 cirurgias, trazendo alívio e qualidade de vida a centenas de pessoas.
As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e conduzidas por uma equipe especializada e dedicada. Os atendimentos são realizados pelos oftalmologistas Dr. Daniel Lezíria e Dra. Eduarda Barbará, pelo anestesista Dr. Vitor Gonzaga, pela instrumentadora Eliane Marques e pelo circulante de sala Igor Silva, profissionais que têm atuado com excelência e sensibilidade com cada paciente.
A técnica utilizada é a facectomia, um procedimento moderno, seguro e rápido, que remove o cristalino opaco (responsável pela catarata) e o substitui por uma lente intraocular, devolvendo a clareza visual aos pacientes. Todos os contemplados passaram por avaliação médica criteriosa, priorizando os casos mais urgentes e com indicação confirmada.
“Cada cirurgia representa mais do que um procedimento. Representa dar para as pessoas a segurança para retomar sua rotina com mais independência.”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
A organização e o acolhimento aos pacientes ficaram sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que garantiu que todos os atendimentos fossem realizados com segurança, responsabilidade e atenção. Para a secretária Dra. Ane Caroline Barreto, “essa iniciativa representa um avanço concreto na linha de cuidado com a saúde visual da população. O mutirão foi planejado com base em critérios clínicos e protocolos de segurança, visando atender pacientes com indicação cirúrgica já confirmada, de forma organizada e resolutiva.”
O cronograma segue intenso, após os 48 procedimentos realizados no sábado (26/07), estão previstas mais 20 cirurgias por dia nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho; 40 no dia 1º de agosto; 30 no sábado (02/08); outras 40 nos dias 4 e 5 de agosto; e mais 30 no dia 6, totalizando 360 novas oportunidades de recomeço. Cada paciente passa por uma avaliação pré-operatória no mesmo dia da cirurgia, reforçando o cuidado individualizado em cada etapa.
Esse trabalho foi desenvolvido devido a destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares do Deputado Federal Covatti Filho, recurso que está sendo investido diretamente em cirurgias, exames, medicamentos e insumos essenciais para fortalecer a rede pública de saúde do município.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU