A fundação de Uruguaiana completa 182 anos nesta segunda-feira (24/2). 0 fato ocorreu no dia 24 de fevereiro de 1843. A cidade foi a única fundada durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). É importante, neste momento, diferenciar fundação e emancipação. A segunda aconteceu em 29 de maio de
1846 - quando Uruguaiana se desvinculou de Alegrete.
De acordo com estudos, a fundação foi a aproximadamente 30km da atual zona urbana do município, em um local chamado Santana Velha. Lá, havia acampamentos militares e ranchos com pessoas que residiam na área. Na época, eram tropas e comerciantes que atravessavam o Rio Uruguai. Em 1840, entretanto, o povoado foi destruído por uma forte enchente. Em busca de um novo local para se estabelecer, o grupo migrou e, em 24 de fevereiro de 1843 se instalou em uma nova localidade - onde atualmente se encontra a zona urbana de Uruguaiana.
Os primeiros habitantes eram nômades indígenas. Posteriormente, colonizadores espanhóis, portugueses e africanos começaram a viver no local.
As correntes migratórias modernas que tiveram início com a Revolução Industrial, representadas por italianos, alemães, espanhóis, franceses e árabes.
Um dos fatos mais importantes ocorridos na cidade foi a rendição das tropas paraguaias na Guerra do Paraguai. Isso aconteceu após sucessivas derrotas paraguaias em batalhas campais. Os invasores ficaram cercados em Uruguaiana e o comandante paraguaio General Antonio de La Cruz Estigarribia aceitou se render em 18 de setembro de 1865, em frente às tropas da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai).
"Hoje celebramos a nossa história e a paixão pelo nosso município. Enaltecemos o começo da trajetória do local que nos remete às melhores memórias de nossas vidas. Fica o nosso compromisso de cuidar e torná-la uma cidade cada vez mais próspera para se viver", declara o prefeito Carlos Delgado.
Passado recente e momento atual
Uruguaiana tem grandes marcas. Algumas delas são a produção agropecuária, o comércio exterior, o Carnaval Fora de Época e a Califórnia da Canção Nativa.
Mais recentemente, o turismo de compras tem se destacado na cidade. O desenvolvimento comercial do município tem tomado forma a partir da instalação de free shops - lojas que tem atraído muitos turistas.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU