Foi iniciada, nesta terça-feira (1/7), a escavação para a obra de asfaltamento de trecho da Rua Estilac Leal entre as ruas Albertino Pires e Eustáquio Ormazabal, que totaliza 1,5km de extensão. A ação é realizada mediante o Programa Mediar, acordo entre a Prefeitura de Uruguaiana e a concessionária de água – mediado pelo Ministério Público – que reverte as multas aplicadas pelo Executivo Municipal em pavimentações de ruas do município.
A iniciativa, executada pela empresa Iccila, contempla diretamente dois bairros: Cabo Luís Quevedo e Alexandre Záchia. Somente nessas duas localidades cerca de 11,5 mil pessoas vão ser beneficiadas com a obra. O asfaltamento da Rua Estilac Leal vai ser feito de acordo com todas as normas técnicas: escavação, sub-base, base, camada de bloqueio, imprimação, nivelamento com brita graduada e aplicação da camada asfáltica.
“É um grande avanço em infraestrutura para, principalmente, a população da Zona Sul. É uma obra que vai qualificar os acessos à região e também ser uma alternativa de tráfego às ruas Pinheiro Machado e Adir Mascia”, salienta o prefeito Carlos Delgado.
O Programa Mediar em Uruguaiana, desde que foi iniciado, já realizou o asfaltamento de 24 quadras da cidade. Dentre as localidades contempladas estão: trecho da Rua Bento Martins; trecho da Rua Benjamin Constant; trecho da Avenida Presidente Vargas, no bairro Bela Vista; e trecho da Rua General Hipólito.
Outras ações
Uruguaiana também tem, em andamento, obras de pavimentação de ruas na Rua Íris Valls, no bairro Nova Esperança; Rua Venancio Aires, bairro São João; na Rua Adir Mascia, no bairro Rio Branco; na Rua Eustáquio Ormazabal, trecho que está sendo recapeado e que abrange os bairros Nova Esperança e Alexandre Záchia; e na Travessa Francisco Orci, no bairro São Miguel.
Já foram finalizados, em 2025, trechos da Rua Julio de Castilhos, bairro São João; Rua Ludgério Muller, bairro Ipiranga; Rua das Peras, acesso ao conjunto habitacional Olavo Rodrigues; e o recapeamento da ligação da Avenida Setembrino de Carvalho com Rua Duque de Caxias.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU