A Prefeitura de Uruguaiana iniciou, nesta segunda-feira (28/7), a Colônia de Férias do Projeto Movimento. A iniciativa visa ofertar, até a próxima sexta-feira (1/8), inúmeras atividades físicas e de lazer aos 403 alunos que integram o programa que busca melhorar a qualidade de vida de jovens com transtorno ou deficiência. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel).
A programação foi elaborada juntamente a diversos parceiros no município, que abriram as portas de seus estabelecimentos – de forma voluntária – para recebê-los e ofertar alegria, saúde e entretenimento às crianças durante as férias de inverno.
“Manter as atividades durante o período de férias é uma prática muito importante para a saúde do corpo e mente. O Projeto Movimento proporciona diversas melhorias na qualidade de vida desses jovens e no suporte às famílias. Criar alternativas e ampliar o programa é um compromisso nosso para que o cuidado com as pessoas seja cada vez maior e mais efetivo”, salienta o prefeito Carlos Delgado.
A programação foi iniciada por uma oficina de ping-pong e uma visitação ao Studio Betina Cury, onde as crianças puderam realizar atividades físicas e relacionadas à ginástica artística. Nesta terça-feira (29/8), foi feita uma oficina de futsal pela manhã, na Praça do PEC, e à tarde uma visita à Biblioteca Municipal seguida de um piquenique na Praça Barão do Rio Branco.
“A inclusão é uma bandeira da gestão e, com união e dedicação, estamos levando cada vez mais alegrias, evoluções e ensinamentos. A colônia de férias é mais um resultado do trabalho que cresce a cada dia e mostra que a atenção e o cuidado são pilares fundamentais para a melhora da qualidade de vida desses jovens”, destaca o secretário municipal Anderson Menezes.
O cronograma ainda reserva para os próximos dias uma tarde de recreação no Estádio Municipal Joal de Lima e Silva, o popular Ferro Carril; visita ao Ginásio Municipal; sessão de cinema no Cineprime Uruguaiana; oficina de jogos de tabuleiro; e oficina de tênis na sede da Smel.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU