O Projeto Movimento, iniciativa da Prefeitura de Uruguaiana que atende crianças com transtorno ou deficiência, atingiu o número de 403 alunos em julho de 2025 – o que representa uma ampliação de 24% no atendimento nos últimos seis meses.
Em janeiro de 2025, o programa atendia 325 jovens. À época, já havia registrado uma expansão – de 20,3% – de agosto de 2024 a janeiro de 2025. No próximo mês de agosto, o programa completa quatro anos de existência. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel).
O cronograma comporta predominantemente atividades psicomotoras e sensoriais. Em abril de 2023 o projeto ganhou um espaço exclusivo, localizado em sala na Praça do PEC, no bairro Rui Ramos. Entretanto, a iniciativa teve mais conquistas ao longo do tempo: uma nova sala no mesmo complexo, em março de 2024, foi entregue exclusivamente para o desenvolvimento das atividades sensoriais.
Em abril de 2025, mais uma sala no mesmo complexo: o Espaço Neuromovimento, onde uma neuropsicopedagoga coordena as atividades. Com os avanços e conquistas, foi possível executar o trabalho com áreas mais adequadas e adaptadas para cada segmento. Além de intensificar o cuidado com as crianças e seus familiares.
“O projeto é um sucesso não apenas pelo compromisso de um grupo de pessoas, mas também por todo o amor, atenção e carinho envolvidos. É gratificante ver que cada vez mais famílias recebem o apoio de um programa que se consolida a cada dia que passa. A inclusão é uma bandeira e fica o nosso compromisso de manter, ampliar e qualificar o Projeto Movimento”, disse o prefeito Carlos Delgado.
Suporte profissional
Uma equipe multidisciplinar presta apoio aos integrantes, dentre eles: neuropsicopedagoga, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas. Alguns profissionais prestam apoio de forma voluntária. O suporte aos alunos visa melhor autonomia, qualidade de vida, capacidade sensorial e respiratória, e equilíbrio.
Eixos do projeto
Ao longo do tempo o trabalho ganhou novas práticas. Com isso, a Prefeitura criou segmentos dedicados exclusivamente ao grupo. São eles: Hipismo de Inclusão; Futsal de Inclusão; Tênis em Movimento e a natação. A Smel também trabalha para implementar um projeto exclusivo de ciclismo para os jovens.
Colônia de férias
Desde a última segunda-feira (28/7), a Prefeitura oferece aos alunos uma colônia de férias com diversas atividades para o corpo e mente. A programação foi iniciada por uma oficina de ping-pong e uma visitação ao Studio Betina Cury, onde as crianças puderam realizar atividades físicas e relacionadas à ginástica artística. Também houve uma oficina de futsal, na Praça do PEC, e uma visita à Biblioteca Municipal seguida de um piquenique na Praça Barão do Rio Branco.
“É uma grande alegria ver o crescimento do projeto ao longo dos anos. É um esforço diário para que os jovens tenham uma melhor qualidade de vida e as famílias um suporte efetivo no dia a dia”, destaca o secretário municipal Anderson Menezes.
Atividades de recreação no Estádio Ferro Carril e no Ginásio Municipal alegraram os alunos e pais. Os passeios também incluem, até a próxima sexta-feira (1/8), sessão de cinema no Cineprime Uruguaiana, oficina de jogos de tabuleiro e oficina de tênis nas quadras da Smel.
Educação e saúde
O cuidado com os jovens também é trabalhado em outras frentes por parte da Prefeitura. Na educação, por exemplo, foi intensificado o suporte. Atualmente a Rede Municipal de Ensino conta com 238 auxiliares de inclusão. As escolas municipais atendem 453 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de um total de 498 que possuem laudo.
Na área da saúde, uma equipe multidisciplinar presta o atendimento e acompanhamento de cada paciente na Policlínica Infantil. Integram o quadro: pediatras, terapeutas educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. São 314 pacientes com TEA e 108 pacientes com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) que atualmente recebem o suporte por parte da estrutura.
Barbearia do Projeto Movimento
A Prefeitura de Uruguaiana inaugurou, no último mês de junho, a Barbearia Municipal do Projeto Movimento, a única do Rio Grande do Sul e ofertar um serviço exclusivo dentro do segmento. Ela é destinada a crianças e jovens com transtornos ou deficiências. O espaço oferta atendimento de segunda a sexta-feira mediante agendamento. O serviço é completamente gratuito. O local está situado anexo à Smel na Rua Padre Anchieta, 2795, Bairro São Miguel.
Interior também vai ser contemplado com o programa
A Prefeitura de Uruguaiana iniciou a obra de expansão do Projeto Movimento para o interior do município. A ação, que acontece na Barragem Sanchuri, visa ofertar uma sala exclusiva para as atividades psicomotoras e sensoriais. O espaço do programa no distrito vai ficar ao lado da Subprefeitura. As obras de reforma no local foram iniciadas no último mês de junho. Cerca de 50 jovens da Barragem e proximidades vão receber o suporte.
Serviço
Para maiores informações a população pode se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel), no antigo Juventude, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia).
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU