Pacientes que aguardavam para o primeiro atendimento de avaliação foram acolhidos no Mutirão de Fisioterapia, realizado na manhã deste sábado (30/08), no Centro Municipal de Fisioterapia de Uruguaiana. A ação celebrou os seis anos de funcionamento do serviço, completados no dia 26/08, e teve como foco atender pessoas já encaminhadas por médicos e que aguardavam pela primeira consulta.
O mutirão foi marcado por avaliações em patologias de membros superiores, inferiores e coluna, e cada paciente saiu com um direcionamento claro: início imediato de sessões de fisioterapia ou encaminhamento para programas específicos de fortalecimento muscular, de acordo com a necessidade.
“Quando comemoramos seis anos com um mutirão como esse, estamos celebrando a continuidade de cuidar das pessoas ao mesmo tempo em que devolvemos a qualidade de vida, autonomia e esperança para quem convive com dor e limitações físicas”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
O espaço, inaugurado em 2019, soma mais de 32.750 atendimentos gratuitos pelo SUS. Hoje, conta com 11 fisioterapeutas e modernos equipamentos de reabilitação, como aparelhos de eletroestimulação, infravermelho e turbilhão. Os atendimentos regulares seguem de segunda a sexta-feira, sempre mediante encaminhamento das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Para a coordenadora do Centro Municipal de Fisioterapia, fisioterapeuta Viviana Carvalho Santos, o impacto é direto na vida das pessoas. “Os mutirões aceleram o início do tratamento e permitem que mais pessoas recuperem movimentos e funções essenciais do dia a dia. É olhar para cada paciente e enxergar possibilidades de transformação através da fisioterapia", disse a coordenadora.
Somente em 2025, já são 490 pessoas atendidas em três mutirões: 200 em maio, 150 em julho e 140 agora em agosto. Mais do que números, cada atendimento representa uma história de recuperação, de alívio da dor e de reconquista dos movimentos que permitem viver melhor.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU