A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na modernização e ampliação dos serviços oferecidos à população. Em 2024, foram realizados 2.814 exames de eletrocardiograma através das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), reforçando o compromisso da gestão com um atendimento mais ágil e eficiente.
Os exames são disponibilizados nas unidades de saúde que contam com equipamentos modernos e adequados para a realização do procedimento. Atualmente, os aparelhos de eletrocardiograma estão em funcionamento nas seguintes unidades: ESF 01 - Rui Ramos; ESF 05 - Tarragó; ESF 06 - São João; ESF 14 - Tabajara Brites; ESF 15 - Hípica; ESF 16 - Cidade Alegria; ESF 17 - Nova Esperança; Policlínica Adulta; ESF 22 - Cabo Luiz Quevedo; e ESF 23 - Santana. Os resultados são entregues pela equipe multidisciplinar, garantindo mais praticidade e rapidez no diagnóstico dos pacientes.
O prefeito Carlos Delgado destacou a importância do investimento na saúde de Uruguaiana: "Nosso compromisso é com a qualidade de vida da nossa gente. Modernizar os atendimentos significa proporcionar mais eficiência e conforto para quem busca os nossos serviços de saúde".
A saúde de Uruguaiana segue avançando e, ainda no mês de março, duas novas unidades serão contempladas com equipamentos de eletrocardiograma: ESF 19 - João Paulo e ESF 20 - CAIC. Para garantir a eficiência do serviço, os profissionais dessas unidades passarão por treinamentos nos dias 12 e 14 de março.
A secretária municipal de Saúde, Ane Barreto, enfatizou o impacto positivo da iniciativa: "A aquisição e ampliação dos equipamentos de eletrocardiograma nas ESFs garantem não apenas um atendimento mais rápido, mas também uma maior precisão nos diagnósticos, permitindo que os pacientes recebam a assistência necessária das nossas esquipes das estratégias."
O investimento contínuo na modernização dos equipamentos e na capacitação dos profissionais reforça o compromisso da gestão com um atendimento humanizado e eficaz, colocando a saúde das pessoas como prioridade.
Autor: Thaís Vieira/Secom PMU