A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), participou do 1º Encontro Gaúcho de Acolhimento Familiar que foi promovido de 26 a 28 de março em Gramado. O evento reuniu especialistas renomados em acolhimento familiar para compartilhar experiencias, desafios e avanços na área.
“O acolhimento familiar é uma forma mais humana e afetiva para promover um ambiente mais seguro para as nossas crianças e adolescentes. Por isso, a capacitação dos nossos profissionais é essencial para prestar esse serviço com responsabilidade”, disse o prefeito Carlos Delgado.
O objetivo do encontro foi fortalecer o Serviço de Acolhimento, por meio de troca de experiências e capacitação técnica, proporcionando um atendimento humanizado e acolhedor para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Nos três dias foram abordados temas importantes como: panorama de serviços de Família Acolhedora no Brasil, avanços e desafios da política pública; entre outros.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma alternativa ao acolhimento institucional para crianças e adolescentes que precisam ser temporariamente afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. Em vez de irem para abrigos, eles são recebidos por famílias cadastradas e capacitadas, que oferecem um ambiente familiar e afetivo até que seja possível o retorno à família biológica ou a adoção.
“O Encontro foi uma oportunidade para trocarmos experiências e fortalecermos o acolhimento familiar. Na família, essas crianças terão oportunidades na sua singularidade, ser vista, ter maior protagonismo e experiencias únicas. Ser uma família acolhedora é revolucionário”, disse a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Joana Grecco.
Atualmente, Uruguaiana possui três famílias acolhedoras, mas busca ampliar esse número para melhor bem atender às crianças e adolescentes que precisam desse serviço.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU