A Loja Solidária Irmã Dulce, setor da Prefeitura de Uruguaiana coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), repassou 21.506 itens a pessoas em vulnerabilidade social durante o primeiro trimestre de 2025. Em janeiro, foram 7.342 peças doadas em um total de 571 atendimentos. Em fevereiro, 6.545 doações por meio de 535 atendimentos. Já em março, foram 7.619 donativos encaminhados via 606 atendimentos.
Além de receber roupas, calçados e brinquedos, a loja também recebe doações de eletrodomésticos e móveis, que são disponibilizados pelas equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para aqueles que possuem o Cadastro Único (CadÚnico) ou Bolsa Família. Todos os itens passam por triagem para avaliação das condições. Após, eles são higienizados nas máquinas de lavar e secar do setor antes de estarem à disposição nas prateleiras.
“Cuidar das pessoas é um compromisso da nossa gestão, e a Loja Solidária é um exemplo disso. Com o apoio da comunidade, conseguiremos ajudar ainda mais as pessoas que precisam”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
As famílias que têm direito às doações são aquelas que possuem NIS (Número de Identificação Social), podendo fazer a retirada uma vez por mês mediante apresentação de um documento com foto. As exceções, que podem recorrer mais de uma vez por mês, são as famílias que, por eventuais problemas, perderam seus pertences devido a enchentes, incêndios ou outras situações de emergência.
Relevância nas enchentes
A Loja Solidária Irmã Dulce tem desenvolvido um papel fundamental nos períodos de enfrentamento às enchentes. Uruguaiana testemunhou, recentemente, dois momentos críticos em 2023 e 2024. O setor, bem estruturado, deu um aporte elementar aos desabrigados e desalojados. De forma célere e efetiva encaminhou, somente de janeiro a dezembro de 2024, 101.460 itens às pessoas em vulnerabilidade social.
Como doar?
Para fazer a doação é simples: basta ir à loja que está localizada na travessa do Terminal de Ônibus, aos fundos do Mercado Público Municipal, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante destacar que todos os itens devem estar em bom estado.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU