Na tarde desta segunda-feira (19/5), foi realizada a cerimônia de início de entrega das chaves aos contemplados do conjunto habitacional Olavo Rodrigues. Um marco no segmento da habitação no município.
O projeto entrega 441 casas populares. Dessas, 225 para o público geral e 216 a moradores de zonas atingidas por enchentes. Cerca de 1,7 mil pessoas vão residir no novo loteamento.
O ato, realizado pelo Governo Federal por meio do Ministério das Cidades, teve a presença do ministro Jader Filho. Foi feita a entrega das chaves a cinco moradores contemplados.
"Gratidão, essa é a palavra. Sinto-me realizada, agradeço a todos os envolvidos. Hoje estamos realizando o nosso sonho", declarou Jéssica Domingues, primeira moradora a receber a chave do novo lar.
O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que a obra leva dignidade e segurança. "Hoje nós entregamos essas casas para que as pessoas não sofram mais com alagamentos e criem seus filhos com segurança e dignidade", disse.
O prefeito Carlos Delgado externou a sua felicidade com o momento. "Hoje é um dia de muita alegria. Gratidão a todos os envolvidos nesse processo. Que nesse lugar abençoado por Deus vocês possam ser felizes junto às pessoas que amam", declarou.
O ex-prefeito de Uruguaiana e assessor do deputado Frederico Antunes, Ronnie Mello, chefe do Executivo durante o início das obras destacou que a partir de agora muitas pessoas não estão mais sujeitas aos perigos das enchentes.
"Hoje estamos retirando da beira do Rio Uruguai e da exposição às enchentes cerca de 900 pessoas. Sejam muito, mas muito felizes nesse lar que hoje vocês podem chamar de casa", afirmou Ronnie Mello.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joalcei Gonçalves, falou sobre o futuro. "Uruguaiana hoje agradece. Uruguaiana hoje está feliz. O Governo Federal realiza um ato que devolve a esperança de uma vida nova a centenas de famílias", falou.
O momento também teve a bênção por parte do Frei Tiago Backes.
A obra
A ação integra o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O investimento foi de R$ 45,9 milhões por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Todas as moradias contemplam a Faixa Urbano 1 do programa nacional, que englobam famílias com renda bruta de até R$ 2.640.
A semente foi plantada durante a gestão do ex-prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello. Na época, a Prefeitura elaborou o projeto e pleiteou junto ao Governo Federal a execução. Para se tornar realidade, inúmeros parceiros foram fundamentais na ponte junto à União.
Durante a construção, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Seharf), recebeu a documentação das pessoas, encaminhou à Caixa Federal, e prestou o assessoramento necessário relacionado à pauta.
Assinatura do contrato e entrega das chaves
Nesta terça-feira (20/5), a partir das 8h, acontece a assinatura dos contratos por parte dos contemplados. O ato ocorre no Ginásio Municipal de Uruguaiana. A realização vai ser feita por chamada em ordem alfabética. Desta forma, não haverá separação entre público geral e grupo de ribeirinhos.
É preciso apresentar RG, CPF + cônjuge do contemplado, se for o caso. Se o contemplado não estiver presente, o contrato só poderá ser assinado se o representante tiver uma procuração legal.
Logo após a assinatura, o morador poderá se dirigir ao próprio conjunto habitacional para obter as chaves da casa junto ao profissional responsável pela obra.
Asfaltamento
No último mês de janeiro, a Prefeitura Municipal concluiu o asfaltamento do acesso ao condomínio. A obra integrou o Programa Municipal de Asfaltamento e pavimentou cerca de 370 metros da Rua das Peras. O trabalho seguiu todas as normas técnicas.
Linha de ônibus já está em operação
A linha T9 do transporte público entrou em operação na manhã desta segunda-feira. O veículo contempla o trajeto do novo conjunto habitacional.
A medida foi definida em conversa do prefeito Carlos Delgado com representantes da empresa do transporte público.
Novos pontos de ônibus já foram instalados na região, oferecendo mais conforto e mobilidade para a população.
Quem foi Olavo Rodrigues?
O médico homenageado, Olavo Vanderlei Rodrigues, nasceu em Cruz Alta em 15 de julho de 1949. Ele veio a falecer em 27 de novembro de 2016. A proposta de homenagem foi feita pelo ex-vereador Rafael Alves e pelo prefeito Carlos Delgado, ainda na época em que exercia a vereança.
Após concluir o curso de Medicina na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) em 1977, em janeiro de 1978 veio para Uruguaiana para servir no Hospital do Exército.
Trabalhou como plantonista na UTI e Pronto Socorro da Santa Casa de Uruguaiana. Atendeu no Ambulatório Popular da Unimed e como médico-perito do Estado por aproximadamente 10 anos.
Pela Prefeitura atuou como médico da FASE, nos postos de saúde e unidade de saúde mental. Era clínico do setor de Oncologia e preceptor dos acadêmicos de Medicina da UFSM
Iniciou sua vida Política em 1996, quando concorreu a vereador, ficando como suplente. No ano de 2000, concorreu novamente à vereança, desta vez sendo eleito.
Durante todos os anos de vida política, Dr. Olavo Rodrigues sempre levantou a bandeira da saúde no município.
Fotos: Secom/PMU e TG Mídia
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU