Teve início neste sábado (31/5) o mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Santa Casa de Uruguaiana. A primeira etapa da ação foi marcada pela realização de 30 procedimentos, conduzidos por uma equipe especializada vinda do Rio de Janeiro.
Ao longo da ação, estão previstas 210 intervenções cirúrgicas voltadas para restabelecer a capacidade visual e a independência cotidiana de pacientes que aguardavam pelo procedimento. As cirurgias seguirão até o dia 6 de junho, atendendo um cronograma previamente estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.
O procedimento realizado, conhecido como facectomia, é uma técnica moderna, pouco invasiva e feita com anestesia local. A cirurgia consiste na remoção do cristalino comprometido pela catarata e na implantação de uma lente intraocular, proporcionando ao paciente uma visão mais clara e precisa. Todo o processo é considerado altamente seguro e eficaz, com índices de recuperação extremamente positivos.
A equipe responsável pelos atendimentos é formada pelos oftalmologistas Dr. Daniel Leziria e Dra. Eduarda Barbará, pelo anestesista Dr. Vitor Gonzaga, pela instrumentadora Eliane Marques e pelo circulante de sala Igor Silva.
Os pacientes desta etapa receberam suas autorizações para cirurgia no último dia 17 de maio na Policlínica Adulta. Todos já haviam sido avaliados previamente por especialistas que confirmaram a necessidade do procedimento. A triagem garantiu que os casos com maior grau de comprometimento visual fossem atendidos com prioridade.
“A cada cirurgia realizada estamos devolvendo dignidade, independência e bem-estar para as pessoas”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A realização do mutirão é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Santa Casa de Caridade, viabilizada através da destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares pelo deputado federal Covatti Filho.
Os recursos estão sendo aplicados em procedimentos especializados e na aquisição de insumos essenciais para o fortalecimento da atenção primária em saúde no município.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU