Alimentos como carnes, leite, ovos, mel e pescados, quando produzidos ou vendidos sem o devido controle sanitário, representam um risco direto à saúde da população. Infelizmente, produtos de origem animal sem inspeção ainda circulam em alguns estabelecimentos, podendo causar contaminações, doenças e até surtos alimentares. Com foco na valorização da produção local e no fortalecimento da economia sustentável, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semude), através do setor do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, criou um canal para denúncias anônimas. O objetivo é permitir que a própria população possa colaborar com a fiscalização, informando de forma sigilosa qualquer caso de produção ou venda de alimentos de origem animal sem inspeção sanitária em Uruguaiana. Para denunciar, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnv6ZjAdGq0k6iLIAAOORL8wW4cwu1uszL0JGc42Kek6AriQ/viewform ou apontar a câmera do seu celular para o QR Code disponível nas peças de divulgação.
“Essa é uma ação que fortalece quem faz o certo. Precisamos valorizar os produtores e empreendedores que seguem todas as diretrizes, se regularizam e se dedicam para entregar o melhor da sua produção para nossa gente. O canal de denúncia é mais uma ferramenta importante no combate aos alimentos que não têm o devido cuidado e a participação da população nesse processo é fundamental para que possamos garantir mais segurança alimentar.” Disse o prefeito Carlos Delgado
Vale ressaltar que está em andamento o programa RegularizaSIM, uma iniciativa voltada à regularização de agroindústrias que manipulam, processam ou fabricam alimentos de origem animal, como laticínios, carnes, embutidos, ovos e mel. A ação acontece entre os meses de agosto e outubro e visa garantir que cada vez mais produtores estejam dentro da legalidade, com seus produtos devidamente inspecionados e aptos à venda.
Do ponto de vista técnico, alimentos de origem animal sem inspeção podem transmitir doenças graves, como salmonela, brucelose e listeriose, entre outras. Por isso, o selo do SIM não é apenas um papel e sim uma garantia de que aquele produto passou pelos critérios sanitários exigidos por lei e está pronto para chegar à mesa das famílias com segurança.
Para mais informações sobre o canal de denúncias ou sobre o RegularizaSim, os interessados podem buscar a Sala do SIM, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 1700, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Também é possível entrar em contato pelo telefone (55) 99667-0161 ou pelo e-mail sim@uruguaiana.rs.gov.br.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU