O Centro Municipal de Fisioterapia de Uruguaiana completa mais um ano de trabalho, e celebra com aquilo que faz de melhor: cuidar. Já se vão seis anos de dedicação ao movimento e à saúde das pessoas, e por isso, no próximo sábado (30/08) das 9h às 12h, será realizado o terceiro mutirão de atendimentos, destinado às pessoas que já apresentaram encaminhamento médico e aguardam pela primeira consulta. Serão cerca de 140 pacientes acolhidos, com avaliações de patologias em membros superiores, inferiores e coluna.
O mutirão marca mais uma ação de cuidado e agilidade do serviço. Após a avaliação inicial, os pacientes serão direcionados para início de sessões de fisioterapia ou para programas específicos de fortalecimento muscular, conforme a necessidade de cada caso. Desde a sua inauguração, em 26/08/2019, o Centro soma mais de 32.750 atendimentos gratuitos à população através do SUS.
“O Centro de Fisioterapia é mais do que um espaço de atendimento. Ele representa um serviço essencial, que devolve autonomia e qualidade de vida às pessoas. Vamos celebrar esses seis anos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor, cuidar das pessoas.” Disse o prefeito Carlos Delgado.
O Centro Municipal de Fisioterapia foi inaugurado em 26/08/2019, durante a gestão do ex-prefeito Ronnie Mello, instalado junto ao Prédio da Esplanada da Estação Ferroviária. A revitalização do espaço foi feita com recursos próprios da Secretaria de Saúde, sendo investidos cerca de R$ 20 mil em equipamentos e R$ 11 mil em mão de obra.
Visando um trabalho de continuidade e de aperfeiçoamento, o prefeito Carlos Delgado mantém e enaltece a importância do Centro de Fisioterapia, assegurando que o serviço siga avançando como referência em qualidade e acesso. Um reflexo disso é o quadro de profissionais, que vem aumentando, atualmente 11 fisioterapeutas atendem no espaço. Além disso, o Centro conta com modernos equipamentos para reabilitação e recuperação, como aparelhos de eletroestimulação, infravermelho e turbilhão, entre outros. Os atendimentos acontecem mediante encaminhamento médico pelas Estratégias Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, para pacientes a partir dos 14 anos.
Segundo a coordenadora do serviço, a fisioterapeuta Viviana Carvalho Santos, especialista em Pediatria e Neonatologia Hospitalar, “esses mutirões têm um impacto direto na vida das pessoas, pois aceleram o início dos atendimentos e permitem que mais pessoas com dores e limitações físicas possam recuperar movimentos e funções essenciais do dia a dia. O olhar da fisioterapia é sempre o de restaurar possibilidades”.
Além do atendimento no Centro, a fisioterapia também está presente em algumas unidades de saúde. Atualmente, a ESF 14, no bairro Tabajara Brites e a ESF 07, no bairro União das Vilas, contam com dois fisioterapeutas. Mas, não são apenas os adultos que recebem acompanhamento, os pequenos também têm esse cuidado especial, com atendimento na Policlínica Infantil. E, pensando nas necessidades específicas, crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contam com o acolhimento e o trabalho dedicado dos nossos fisioterapeutas no Projeto Movimento, que promove inclusão e qualidade de vida desde cedo.
Os mutirões realizados pelo Centro de Fisioterapia já somam 490 pessoas atendindas, somente neste ano. No primeiro mutirão, realizado em maio foram 200 atendimentos, no segundo em julho, foram 150 e agora em agosto mais 140 pessoas serão atendidas. Mais do que números, cada atendimento representa o início de um caminho de recuperação, alívio da dor e reconquista de movimentos que fazem diferença no dia a dia.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU